PPG-AU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPG-AU) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RENATA LUCENA GRIBEL

DISCENTE : RENATA LUCENA GRIBEL
DATA : 19/11/2022
LOCAL: MASTABA - FA-UFBA

A ABORDAGEM CIENTÍFICA NO ENSINO, PESQUISA E PRÁTICA DA CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE ARQUITETURA NO BRASIL: A INSTITUCIONALIZAÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DA UFBA

Conhecimento científico. Conservação e restauração. Ensino. Pesquisa. Universidades.

O conhecimento científico que integra a práxis arquitetônica é ainda mais importante para o campo da conservação e da restauração de edificações de valor cultural, pois pode ser determinante para o sucesso das intervenções que visam à longevidade dos monumentos. Dessa forma, esta tese pretende construir uma visão panorâmica e crítica do processo histórico de desenvolvimento e de adoção de abordagens científicas no campo da conservação e do restauro de arquitetura no Brasil, desde o surgimento do IPHAN até a atualidade. Por meio de pesquisas documentais, que elucidaram a circulação de ideias entre pesquisadores e instituições, demonstramos que essas abordagens foram adotadas gradativamente e se deram em função da institucionalização do ensino e da pesquisa científica voltados para a preservação de monumentos nas Universidades brasileiras e que a UFBA teve papel fundamental, determinante e pioneiro nesse processo, estabelecendo-se como polo brasileiro de ensino e pesquisa dentro do campo. Ao analisar um elenco de importantes procedimentos científicos desenvolvidos no Brasil para conservação e restauração de monumentos, observamos que grande parte destes têm relação com investigações realizadas pelo Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração da UFBA, que por sua vez ensejaram o desenvolvimento de pesquisas semelhantes em outras partes do país. Embora muitas obras de restauração executadas no Brasil por intermédio do IPHAN recorram à tecnologia e apliquem procedimentos cientificamente validados para conter efeitos da degradação, outras tantas intervenções ignoram o estado da arte e os grandes investimentos que foram feitos pelo próprio Estado no ensino e na produção de conhecimento voltados para o patrimônio construído. Tomando a Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador, como objeto de um estudo de caso que buscou revelar o caráter de várias propostas de intervenção no monumento desde o seu tombamento, entendemos que os projetos e obras não necessariamente acompanham o progresso científico das técnicas de caracterização e tratamento de patologias. Quando propostas ficam limitadas a recomendações gerais e imprecisas, mesmo que o conhecimento produzido no âmbito das Universidades esteja disponível, fica evidente o esvaziamento do compromisso entre o poder executivo e o meio acadêmico; compromisso este que, outrora, foi a base para o surgimento dos primeiros investimentos em ensino e pesquisa voltados para o patrimônio. Ao longo do trabalho, buscou-se, portanto, destacar as contribuições dos profissionais envolvidos no processo de desenvolvimento científico da conservação e do restauro de arquitetura no Brasil, ressaltar o papel da Universidade como alicerce da produção do conhecimento específico e contribuir para a difusão da importância do conhecimento técnico-científico como etapa crucial das atividades de conservação e restauração.

Interna - 3213159 - ROSANA MUNOZ
Interno - ***.446.015-** - MARIO MENDONCA DE OLIVEIRA - UFBA