PPG-AU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPG-AU) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: BETH LEITE SOARES

DISCENTE : BETH LEITE SOARES
DATA : 06/02/2023
LOCAL: Faculdade de Arquitetura

SMART CAMPUS: UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO PARA MIGRAÇÃO DE UM CAMPUS TRADICIONAL PARA UM CAMPUS INTELIGENTE

Campus inteligente. Modelo de Maturidade. Infraestrutura.

Nos últimos anos, iniciou-se o desenvolvimento de estudos e projetos para as cidades, com o objetivo de atender a demandas do crescimento e a necessidade de criar soluções ambientalmente mais sustentáveis, aliadas ao progresso tecnológico. Surgia o conceito de Smart Cities, ou Cidades Inteligentes, que está relacionado à sensibilidade e interação do espaço urbano com seus usuários e sistemas, possuindo algumas variações em sua definição por diferentes autores. Este conceito originou posteriormente o interesse em ambientes mais restritos, porém não menos complexos, como os campi universitários. Ações Smart, sejam urbanas, em universidades ou em outros ambientes, estão relacionadas à integração e disponibilidade de informações (do espaço, ou do que acontece nele), ao incentivo à inovação e à participação efetiva de seus usuários. Portanto, uma das características de um Smart Campus é que suas atividades devem incentivar a inovação e o desenvolvimento, não apenas no espaço físico, como também do público da universidade. O objetivo geral desta pesquisa foi elaborar um modelo de maturidade tecnológica para a organização e implantação do projeto de transição de um Campus tradicional para um Campus inteligente. Para o desenvolvimento da modelo foi utilizada a revisão bibliográfica dos temas abordados, análise de projetos já implantados e, para o estudo da UFBA como exemplo de aplicação, foi utilizado o método de projeto por cenários. Apesar dos diversos desafios que o desenvolvimento, implantação e manutenção de um Campus inteligente demanda, seus benefícios são claros. O uso mais eficiente de recursos limitados ou escassos, integração de diferentes departamentos (diminuindo a burocracia atualmente necessária) e apoio à gestão universitária. Mostra-se necessário ter uma visão geral do sistema, abrangendo pessoas e instalações. Como contribuição, essa pesquisa desenvolveu um Modelo de Maturidade Tecnológica para Smart Campus possibilitando classificar as universidades e planejar seu desenvolvimento.

Presidente - 2358674 - ERICA DE SOUSA CHECCUCCI
Interna - 3320971 - NATALIE JOHANNA GROETELAARS