PPG-AU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPG-AU) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: OSWALDO FRANCISCO FREITEZ CARRILLO

DISCENTE : OSWALDO FRANCISCO FREITEZ CARRILLO
DATA : 14/12/2022
LOCAL: Sala da Congregação

Os silêncios dos mapas, os personagens ausentes: ensaio cartográfico sobre as mobilidades na pandemia.

Mapa; Urbanismo; Cartografia critica; Pandemia de covid-19; Salvador.

Este trabalho é uma investigação sobre mapas, como um conjunto polissêmico e heterogêneo de imagens e ferramentas analíticas que contêm narrativas de sincronia espaço-temporal. Bem como narrativas de saberes e poderes em disputa, que nos permitem pensar, narrar e fazer o espaço urbano e suas relações. Mapas e representações do espaço produzem narrativas, condicionadas por escolhas e simplificações sempre necessárias, que, no entanto, são atravessadas por questões políticas, raciais, de gênero e de classe, colaborando na produção de silêncios e ausências estruturais. Ao mesmo tempo, os mapas mais comuns, dados seus modos cartesianos de representação, só são capazes de narrar o espaço e seus acontecimentos por meio da quantificação e descrição dos contornos das coisas, usando escala, projeção e simbolização, limitando as possibilidades de reflexão sobre as cidades. Assim, dada a relevância que os mapas têm no campo do planejamento urbano e na divulgação de informações sobre a pandemia de covid-19, a crítica à produção do espaço exige uma reflexão sobre suas narrativas, sobretudo, no estudo das dimensões políticas dos silêncios e das ausências dessas representações, além de suas implicações éticas e estéticas. Nesse sentido, este trabalho visa experimentar mapas que ajudem a pensar modos de narrar o espaço urbano, atentos ao que normalmente é “silenciado” nos mapas convencionais, a partir do contexto da pandemia de covid-19 em Salvador, Bahía, com atenção especial às mobilidades e imobilidades urbanas. A pesquisa se desenvolve através de três abordagens: uma abordagem crítica com uma revisão teórica e uma análise por mapas (imagens) e textos, feita a partir da cartografía crítica. Uma abordagem propositiva para refletir sobre modos de pensar/narrar/fazer as complexidades do espaço urbano e suas desigualdades, mediante imagens, desde minha própria observação do cotidiano em isolamento social em contraste com a mobilidade constante de outros trabalhadores/as. Finalmente, uma abordagem experimental onde ensaio outras formas de produzir mapas como histórias cartográficas que não separem lugares, personagens, tempos e acontecimentos, sob a ideia de montagem usando pictogramas e típias, considerando a produção técnica e a experimentação de práticas imaginativas, um processo mental que envolve e produz conhecimento como parte significativa desta reflexão.

Presidente - 1697121 - LEONARDO DOS PASSOS MIRANDA NAME
Interno - ***.014.904-** - FRANCISCO DE ASSIS DA COSTA - UFPB