Editoria, Fotografia e Patrimônio:
Marcel Gautherot na Revista do Patrimônio
Fotografia; Patrimônio; Revista do Patrimônio; Marcel Gautherot.
Essa dissertação investiga – guiada pelas fotografias do francês Marcel Gautherot agenciadas ao longo dos primeiros 40 volumes da Revista do Patrimônio, publicada pelo IPHAN – o uso da imagem fotográfica como instrumento de construção, renovação e instauração de visualidades para o patrimônio cultural brasileiro. Em especial, três edições funcionam como disparadoras da reflexão: n.19 (1984), n.26 (1997) e n.27 (1998). Ao enfrentá-las, fez-se necessário o uso de conceitos como guias de análise, como seleção, exclusão, repetição e projeto gráfico, além dos próprios conceitos presentes no título: editoria, fotografia e patrimônio. Com o auxílio destes termos, foi possível orbitar em torno das motivações institucionais e editoriais que montaram uma plataforma visual comum para nossa herança nacional, passando pelas condições de produção editorial e pelo desenvolvimento dos campos da fotografia e do patrimônio no Brasil. Para além do que as revistas apresentam enquanto objeto finalizado, busca-se entender os bastidores – por meio de documentos e de fontes orais – dado que o que precede o produto-revista é o que efetivamente resulta em visualidades oficiais, sua recepção e instauração. A interseção entre os campos editorial, fotográfico e patrimonial, portanto, é o local metafórico onde esse novo objeto, essa re-montagem em forma de dissertação, se desenvolve.