PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE) FACULDADE DE ECONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: YURI GONÇALVES CONRADO DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YURI GONÇALVES CONRADO DANTAS
DATA : 22/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Faculdade de Economia da UFBA
TÍTULO:

POLÍTICA INDUSTRIAL NO SÉCULO XXI: ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS DA CADEIA GLOBAL DE VALOR E DA INDÚSTRIA 4.0 NA COREIA DO SUL NO PÓS-DÉCADA DE 1990


PALAVRAS-CHAVES:

Cadeia Global de Valor. Desenvolvimento Econômico. Política Industrial. Política de Inovação. Quarta Revolução Industrial.


PÁGINAS: 196
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é mostrar como a internalização da prática de coordenação e planejamento das políticas industriais da Coreia do Sul no pós-década de 1990 vai auxiliar o país a superar os desafios da mudança na dinâmica do comércio internacional e do avanço da fronteira tecnológica. Para tal, em primeiro lugar, é preciso discutir o arcabouço teórico da política industrial, perpassando por sua definição, diferentes fundamentos teóricos e evolução das abordagens políticas. Em seguida, é importe salientar os dois desafios sublinhados neste trabalho (a cadeia global de valor e a quarta revolução industrial), enfatizando suas problemáticas para os países recém-industrializados como a Coreia do Sul. Após, adentrando no estudo de caso sul coreano, fez-se um apanhado histórico das políticas industriais por meio dos Planos Quinquenais (1960-1980) a fim de salientar como a prática foi importante para o processo de catching up e transformações produtivas. Apesar da descontinuação da coordenação das políticas de desenvolvimento industrial devido à implementação de reformas neoliberais na década de 1990, após uma profunda crise financeira em 1997, o ativismo estatal no planejamento das políticas industriais e no setor financeiro foi retomado no pós-década de 1990 e se encontra presente nas políticas econômicas das administrações sul coreanas até o tempo presente. Dessa forma, constatado as transformações produtivas e a ascensão da Coreia do Sul no comércio internacional em virtude da continuação da prática de coordenação do desenvolvimento industrial, é de se esperar que o país identifique as implicações dos novos desafios e atualize suas abordagens políticas para manter o status fronteiriço e competitivo de sua cadeia produtiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - PEDRO PAULO ZAHLUTH BASTOS - UNICAMP
Interno - 286576 - HAMILTON DE MOURA FERREIRA JUNIOR
Presidente - 2233772 - UALLACE MOREIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 18/03/2022 17:18
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA