A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA JUNTO À ESCOLA NO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES: UMA AVALIAÇÃO DO PROJETO AGENTE DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE SALVADOR/BA.
Desempenho acadêmico; Participação dos Pais;Agente da Educação; IDEB.
A influência dos pais no desempenho acadêmico vem sendo objeto de estudos há algumas décadas por diversos pesquisadores consagrados. Há evidências empíricas que tal influência quando está associada a presença dos pais no ambiente escolar é possível notar uma melhora nos indicadores que aferem o desempenho estudantil. É sabido que existem diversos fatores que podem influenciar o desempenho acadêmico do aluno, sejam background familiar, a estrutura da escola, a formação dos professores e as características intrínsecas do próprio individuo, incluindo esforço. Porém há que se falar na grande relevância do fator aproximação dos pais na escola como um elemento fundamental para maior envolvimento da família com a educação dos filhos e impacto que este comportamento gera no desempenho das crianças. Pensando nisso, o município de Salvador firmou um projeto denominado Agente da Educação com parceria com uma entidade do terceiro setor para proporcionar aos estudantes da rede infantil municipal uma maior integração dos pais com o ambiente escolar com o objetivo que este envolvimento afetasse positivamente o desempenho dos estudantes e que fosse percebido através da melhora do indicador do IDEB. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo encontrar uma relação entre a participação dos pais em atividades promovidas pela escola e o desempenho escolar dos filhos na faixa educacional do nível fundamental I, avaliando o impacto de tal participação com as ferramentas econométricas adequadas a pesquisa