Banca de DEFESA: IGOR SANTIAGO COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IGOR SANTIAGO COSTA
DATA : 29/01/2024
HORA: 12:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Escrita e reescrita de uma memória: madre Jerónima de la Asunción (1556-1630), uma monja missionária


PALAVRAS-CHAVES:

História Religiosa, Biografia Devota, Jerónima de la Asunción (1556-1630)


PÁGINAS: 113
RESUMO:

Nas primeiras décadas do século XVII, uma freira por nome Jerónima de la Asunción liderou uma expedição conventual feminina em Manila, nas Filipinas. Ela e suas companheiras saíram de Toledo, na Espanha, e viajaram entre o Atlântico e Pacífico durante um ano e meio, tendo feito uma escala na América, na Nova Espanha. Sobre essa trajetória, foram escritos alguns textos na primeira metade daquela centúria e, dentre eles, um de autoria de uma das freiras que participaram daquela jornada, a madre Ana de Christo.

Essa dissertação cuida em especial da construção da memória sobre a comandante dessa fundação  conventual e algumas das formas pelas quais esses autores articularam em torno dela uma imagem de  monja missionária, dentre outros argumentos que viessem a corroborar com sua fama de santidade  e o endosso do seu processo de beatificação, iniciado pouco tempo depois do seu  falecimento, em 1630. Em um contexto que impelia as mulheres a duas alternativas de vida, o  convento e o casamento, o exemplo proposto e perpetuado por madre Jerónima e suas companheiras  pode ser compreendido à luz da inúmeras alternativas que mulheres católicas procuraram delinear com  vistas a uma maior autonomia e liberdade.


Partindo das biografias devotas redigidas sobre essa monja, este trabalho busca compreender o manejo das memórias em torno dela e como os topoi agenciados nesses escritos se coadunavam com as  expectativas confessionais do período, além de sondar se, mesmo em meio a esse processo  normalizador, a exploração de algumas brechas possibilitaram - a ela e a muitas outras religiosas - a  construção e o acesso a espaços de poder e autoridade dentro do mundo masculinizado do catolicismo. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1155140 - MORENO LABORDA PACHECO
Interno - 2414099 - GEORGE EVERGTON SALES SOUZA
Externo à Instituição - FEDERICO PALOMO DEL BARRIO
Notícia cadastrada em: 15/02/2024 10:32
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA