PGGEOFISICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA (PGGEOFISICA) INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JONE LUCAS MEDJA USSALU

DISCENTE : JONE LUCAS MEDJA USSALU
DATA : 26/03/2021
LOCAL: Instituto de Geociências

Análises Espectral, Fractal e Multivariada: Aplicações em Dados Climáticos e de Perfis de Poços de Moçambique

Análise espectral, análise fractal, dinâmica climática, análise de agrupamento, análise discriminante, perfil litológico, contato fluido.

Esta dissertação aplica as análises espectral e fractal em séries climatológicas e as análises de agrupamento e discriminante em perfis geofísicos de poços. O primeiro caso teve como objetivo estudar a dinâmica climática da região sul de Moçambique, especificamente para determinar a periodicidade, persistência, tendência e variabilidade a longo termo das series de precipitação e de temperaturas extremas do período de 1960-2018. Os resultados das análises são relacionados com as atuais observações e projeções globais do clima constantes no quinto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC-AR5) sobre a região da África Austral que inclui Moçambique. Em geral, o sinal de mudança climática em Moçambique é visível, e as tendências convergem para aquelas reportadas pelo IPCC-AR5. A aplicação das análises de agrupamento e discriminante em perfis de poços teve como objetivo determinar o perfil litológico e contatos fluidos em reservatórios. Foram utilizados dados de perfis de cinco poços perfurados sobre a Bacia sedimentar do Rovuma - Moçambique. Para a discriminação, um poço de referência foi escolhido para treinamento, e as funções obtidas a partir deste são aplicadas aos restantes poços. O processo classificatório foi desmembrado em três fases principais. Os dois métodos foram aplicados de forma paralela e os resultados são confrontados em cada fase classificatória. De modo geral os dois métodos convergiram na definição litológica e na identificação dos fluidos. Os reservatórios da região são predominantemente saturados de gás.

Interno(a) - 1150068 - AMIN BASSREI
Externo(a) à Instituição - JOSE JADSON SAMPAIO FIGUEIREDO - UFPA