PGGEOFISICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA (PGGEOFISICA) INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LEONARDO BRITO PIRES

DISCENTE : LEONARDO BRITO PIRES
DATA : 26/02/2021
LOCAL: Instituto de Geociências

Avaliação da Energia Cinética da Corrente do Brasil com Assimilação de Daods Sintéticos do SWOT no HYCOM+RODAS

X X X

O estudo dos impactos dos dados altimétricos SWOT em sistemas de assimilação será de grande importância para o melhor entendimento da energética dos oceanos e dos processos de mesoescala. No presente trabalho experimentos de simulação de sistemas observacionais (OSSEs - observing system simulation experiments) que utilizam dados sintéticos foram realizados. Os experimentos foram realizados no sistema HYCOM+RODAS com resolução horizontal de 1/24° e resolução vertical de 21 camadas, os dados sintéticos de TSM (temperatura da superdície do mar), ASM (altura da superfície do mar) a nadir e ASM tipo SWOT foram gerados através de uma saída de rodada livre do modelo ROMS. O objetivo do trabalho foi vericar o impacto nas assimilações realizadas com o HYCOM+RODAS para a energia cinética da Corrente do Brasil (CB) (11° - 34°S) com dados sintéticos de altimetria do SWOT. Três experimentos (expt 1.0, expt 1.1 e expt 1.2) foram realizados para atingir esse objetivo, um com assimilação apenas de TSM sintética, outro com assimilação de TSM sintética e dado de AASM (anomalia da altura da superfície do mar) sintética a nadir e o último com assimilação de TSM sintética e dado de AASM sintética do tipo SWOT. O resultado da geração de dados sintéticos de ASM mostrou erros do SWOT nas regiões das bordas externas de cada banda da trajetória do satélite, mesmo assim o HYCOM+RODAS conseguiu assimilar bem esses dados como ca evidente no incremento da análise ao longo das trajetórias do SWOT. O resultado desse trabalho mostrou como houve uma melhora para a os campos de MKE (energia cinética média) e EKE (energia cinética turbulenta) tanto na superfície quanto em profundidade quando os dados sintéticos do SWOT foram assimilados no HYCOM+RODAS. As feições presentes nos campos de MKE e EKE no expt 1.2 caram mais parecidas com as feições dos mesmos campos presentes na rodada do ROMS. As melhores correlações para os campos de ASM, velocidades meridionais e zonais foram encontradas no expt 1.2 também. Para o campo da TSM os expt 1.0, 1.1 e 1.2 apresentaram correlações altas (aproximadamente 0,97) e parecidas entre si, o RMSE no campo TSM para esses três experimentos foi reduzido em mais de 50 por cento quando comparados à rodada controle. Os resultados obtidos com o OSSE realizado nesse trabalho mostrou como ca evidente a melhora (em relação ao controle) que é vericada nos campos de MKE e EKE com a assimilação de dados do SWOT.

Interno(a) - 1562309 - CARLOS ALESSANDRE DOMINGOS LENTINI
Interno(a) - 1868627 - JANINI PEREIRA