PGGEOFISICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA (PGGEOFISICA) INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DANIEL WALTER DA SILVA MASCARENHAS

DISCENTE : DANIEL WALTER DA SILVA MASCARENHAS
DATA : 24/04/2023
LOCAL: Instituto de Geociências

Critérios para Avaliação de Soluções em Tomografia Geofísica de Difração

A tomografia sísmica de difração, no caso acústico, tem como dado de entrada as amplitudes do campo acústico espalhado, e apresenta como resultado uma seção bidimensional da velocidade da onda P, na forma de uma imagem de alta resolução da região de estudo. Como a tomografia acústica de difração é um problema inverso mal-posto, torna-se necessária a utilização de algum método de regularização, como por exemplo, a regularização por matrizes de derivadas. É importante uma crítica da solução do problema inverso, e esta crítica não pode se limitar apenas ao cômputo do erro RMS entre o vetor de parâmetros de modelo verdadeiro e o de parâmetros de modelo estimado. Neste contexto, para a avaliação da solução da inversão tomográfica, estudamos nesta dissertação duas abordagens: (i) a determinação das matrizes de resolução de dado e de modelo, e sua apresentação em diagramas 3-D, assim como o cálculo do spread destas duas matrizes, e (ii) o critério de Barbieri. As duas abordagens podem ser empregadas tanto de forma qualitativa e quantitativa. No caso do critério de Barbieri pode-se verificar visualmente que regiões a inversão não foi satisfatória (forma qualitativa) ou então comparar numericamente diferentes soluções através de um estimador adequado (forma quantitativa). Foram realizadas simulações em vários modelos sintéticos, nas geometrias poço a poço e também em sísmica de superfície. Os resultados das simulações, inclusive com os dados contaminados com ruído, validaram tanto o emprego de matrizes de resolução e o cálculo do spread assim como o critério de Barbieri nas duas formas de análise.

Interno - 1755110 - JUAREZ DOS SANTOS AZEVEDO
Interno - 1150068 - AMIN BASSREI