Banca de DEFESA: JENNIFER DE SANTANA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JENNIFER DE SANTANA DANTAS
DATA : 29/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Remotamente
TÍTULO:

Habilidades Auditivas das crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus


PALAVRAS-CHAVES:

Infecção por Zika vírus, Transtornos da Audição, Desenvolvimento Infantil, Fatores de Risco, Testes Auditivos.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

Apesar do crescente esforço da comunidade cientifica em caracterizar as alterações auditivas decorrentes da Síndrome Congênita do ZIKV (SCZV), ainda são escassos estudos sobre o desenvolvimento das habilidades auditivas dessas crianças, sendo que a maioria dos estudos na área priorizam a avaliação da perda auditiva, desconsiderando aspectos comportamentais. Parte da dificuldade de avaliar as habilidades auditivas nos primeiros anos de vida está relacionada à carência de instrumentos formais, factíveis e rápidos para identificação de alterações tão complexas em crianças pequenas. Sendo assim, este trabalho investigou a prevalência de alteração das habilidades auditivas e os possíveis fatores sociais, ambientais e biológicos associados à essas alterações. Inicialmente, realizou-se uma revisão não-sistemática da literatura acerca da disponibilidade de instrumentos de identificação de alteração/atraso do desenvolvimento das habilidades auditivas em bebês. Observou-se que a Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil III, na parte do domínio de linguagem receptiva, apresentou provas de avaliação próximas das recomendadas pelo exame padrão ouro de avaliação das habilidades auditivas. Seguiu-se então com o estudo transversal com 144 crianças com SCZV participantes do projeto Desenvolvimento Infantil na Comunidade (DICa), estimando as prevalências de alterações nas habilidades de: atenção, localização, discriminação e reconhecimento sonoro, a partir da utilização das provas dispostas na subescala linguagem receptiva na Escala Bayley III. Encontrou-se que as crianças com SCZV apresentaram prevalência de 63,9% de alteração na habilidade auditiva de reconhecimento, também foi observado que a aquisição das habilidades mais complexas estava mais comprometida, revelando um possível atraso no desenvolvimento da função auditiva dessas crianças. Observou-se associação entre alteração de habilidades auditivas com menor escolaridade materna, e inadequada organização ambiente familiar e disponibilidade de brinquedos. Além disso, encontrou-se que, dentre as alterações neuroanatômicas mais frequentes
na SCZV, a ventriculomegalia apresentou associações mais fortes com a ocorrência de alterações das habilidades auditivas. Por fim, considerando que experiências auditivas têm papel importante no desenvolvimento infantil, os resultados desse estudo reforçam a importância e necessidade de políticas públicas voltadas para identificação precoce e monitoramento do desenvolvimento da função auditiva das crianças com SCZV, sobretudo na atenção básica, uma vez que nesses espaços a possibilidade de aproximação dos profissionais de saúde, família e criança favorece a implementação de ações e estratégias de estimulação, especialmente no ambiente domiciliar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2286127 - DARCI NEVES DOS SANTOS
Presidente - 2483956 - LETICIA MARQUES DOS SANTOS
Externo ao Programa - 3345025 - MARCIA DA SILVA LOPES
Notícia cadastrada em: 28/10/2020 17:40
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