Aconselhamento psicológico centrado em pessoas que experienciam procrastinação acadêmica: Pesquisa-ação
Procrastinação Acadêmica; Abordagem Centrada na Pessoa; Aconselhamento Psicológico; Pesquisa-Ação; Pesquisa Qualitativa.
A procrastinação acadêmica não deve ser concebida somente como um fator do campo da aprendizagem, pois demonstra impactos na saúde dos estudantes que a experimentam em graus mais severos. Como forma de cuidar deste público, este trabalho tem o objetivo de aprimorar um serviço de aconselhamento psicológico com intervenções centradas na pessoa para lidar com experiências de procrastinação acadêmica. Para atingir tal objetivo, fundamenta-se o que seria uma experiência de procrastinação acadêmica pela teoria da personalidade rogeriana. Após essa etapa, planeja-se a implementação e a prática de um serviço de aconselhamento psicológico centrado na pessoa. Em sua metodologia, utilizar-se-á do desenho da pesquisa-ação prática, visando compreender qualitativamente a eficiência e os efeitos do serviço proposto. Para tanto, a coleta de dados será feita por Versão de Sentido para monitoramento das atividades e ao fim do processo por entrevistas semiestruturadas. A ferramenta de análise será o Método Fenomenológico Empírico (MFE).