Ensino de línguas baseado em tarefas: uma perspectiva complexa
Ensino baseado em tarefas; Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos; SLA
O ensino de línguas não nativas se vale do campo de pesquisa da aquisição de segunda (SLA) língua para testar, validar ou mesmo refutar propostas de ensino. Neste trabalho, apresentaremos alguns das influências diretas e indiretas da área de SLA para o ensino de línguas, com um interesse particular para a concepção de língua como Sistema Adaptativo Complexo (LARSEN-FREEMAN, 2013; BECKNER et al., 2008) e ao papel da interação na aprendizagem de línguas. O presente trabalho, então, tem como objetivo principal analisar a estrutura e a teoria do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT) sob a ótica da Teoria do Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC). Para isso, contamos com os seguintes objetivos específicos: (1) analisar o ciclo da tarefa sob a perspectiva da TSDC; (2) verificar a existência das características de um sistema adaptativo complexo nessa abordagem; e (3) analisar se o ELBT é uma abordagem que dá conta da complexidade e da diversidade dos contextos de ensino, como foco mais específico nas diferenças individuais dos aprendizes.