Influência da manipulação do foco atencional nas Funções Executivas de mulheres idosas praticantes do Método Pilates
Foco de atenção, Funções Executivas, Método Pilates
INTRODUÇÃO: As funções executivas (FEs) são as principais habilidades cognitivas prejudicadas com o envelhecimento. Seu declínio frequentemente indica comprometimento nos domínios cognitivos de controle inibitório (CI), memória de trabalho (MT) e flexibilidade cognitiva (FC). É consenso que exercícios aeróbicos e resistidos melhoram a cognição; no entanto, desfechos cognitivos em população idosa treinadas com o Método Pilates (MP) ainda são escassos. Além disso, a maioria dos estudos que analisam desfechos cognitivos em intervenções com o MP não manipulam o foco atencional através da instrução direcionada. OBJETIVO: Verificar a influência da manipulação do foco atencional durante 24 semanas de treinamento com o MP no desempenho das FEs de mulheres idosas. MÉTODOS: Tratase de um ensaio clínico de medidas repetidas. Sessenta e duas mulheres idosas do projeto de extensão Fluir Movimento da Universidade Federal da Bahia foram convidadas a participar do estudo. Os critérios de inclusão foram: mulheres com mais de sessenta anos, aptas a realizar exercícios físicos sem supervisão médica, alfabetizadas e que fossem capazes de responder aos questionários do estudo. Todas as participantes do projeto se candidataram e concordaram em participar do estudo assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após a triagem, trinta e sete participantes preencheram os requisitos, e foram alocadas por sorteio em dois grupos experimentais: grupo de manipulação do foco atencional interno (GFI) e o grupo de manipulação do foco atencional externo (GFE). Os instrumentos utilizados para avaliação de cada domínio das FEs e para avaliação da cognição global foram: o teste computacional Stroop Word Color Task (SWCT), o teste computacional Corsi Block Test (CBT), o teste manual de trilhas Trail Making Test (TMT) e o teste manual Montreal Cognitive Assesment (MocA). Os parâmetros cognitivos foram medidos em 3 coletas e o programa de exercícios físicos foi realizado duas vezes por semana. As variáveis de desfecho primário foram: tempo médio de resposta nas condições incongruente e congruente, e o efeito stroop do SWCT; número de ensaios, escore simples e escore composto do CBT; e tempo médio de execução do TMT. Para analisar a relação entre a manipulação do foco atencional em cada grupo de intervenção e o tempo de treinamento com o MP foi utilizada estatística inferencial de modelos lineares generalizados mistos. RESULTADOS: Houve melhora em função do tempo para todas as variáveis do domínio de CI (congruente: p=0,00; incongruente: p=0,00; e efeito stroop: p=0,04), para os escores simples (p=0,00) e escore composto (p=0,02) do domínio cognitivo de MT, e na cognição global (p=0,02). Além disso, houve interação grupotempo em doze semanas de intervenção no GFE para a condição incongruente do CI (p=0,02; d=0,56), e em vinte e quatro semanas de intervenção no GFI (p=0,00; d=1,07). CONCLUSÃO: O treinamento crônico com o MP altera as FEs de mulheres idosas independente da manipulação do foco atencional.