Banca de DEFESA: IVANA FERREIRA DE SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVANA FERREIRA DE SANTANA
DATA : 07/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Pavilhão de Aulas do Canela
TÍTULO:

Concessão de cadeira de rodas em Salvador-BA: análise de itinerários terapêuticos de usuários de um Centro Especializado em Reabilitação.


PALAVRAS-CHAVES:

Limitação da Mobilidade. Tecnologia Assistiva. Cadeira de Rodas. Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência. Itinerário Terapêutico. 


PÁGINAS: 74
RESUMO:

Introdução: Pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência física, em algum momento do seu contexto de reabilitação, podem necessitar uso de cadeira de rodas para potencializar a sua participação social. A produção desse cuidado pressupõe uma atenção integral e articulada entre os diferentes pontos de atenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) e envolve diferentes etapas. Há uma crescente preocupação com o tema no âmbito das políticas nos últimos anos, contudo há restrita produção científica que auxilie na compreensão do cenário de concessão desses equipamentos, especialmente no contexto de Salvador-BA. Objetivo: Compreender o itinerário terapêutico de usuários de um Centro Especializado em Reabilitação pela Rede de Atenção à Saúde frente a demanda de cadeira de rodas em Salvador/BA. Método: A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de entrevistas com 7 usuários e contou também com informações registradas em diário de campo. O material empírico foi organizado, a partir da Análise de Conteúdo, em três categorias analíticas: (1) “Identificando as necessidades”, (2)“De posse do recurso” e  (3) “Desempenho na vida real”, as quais consolidam as experiências relacionadas às etapas de concessão preconizadas pelo SUS.Resultados: A análise do itinerário terapêutico de usuários revelou uma diversidade de contingências que influenciaram a trajetória assistencial dos usuários, que foi marcada pela fragilidade na interlocução entre os pontos de atenção da RCPD; centralização do processo no contexto da Atenção Especializada, além de pouco protagonismo dos sujeitos nesse contexto. Os dispositivos impactaram positivamente a participação dos usuários nos seus contextos de vida, contudo, inúmeras barreiras foram vivenciadas nesse processo, tanto relacionadas ao serviço, quanto ao uso comunitário do dispositivo. Conclusão: A consideração da experiência dos usuários na rede fornece pistas importantes para a qualificação de fluxos e práticas de concessão de cadeira de rodas, que podem subsidiar melhorias no cuidado e acesso aos dispositivos e, sobretudo, a uma atenção à saúde equânime e integral às pessoas com deficiência.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1272085 - FERNANDA DOS REIS SOUZA
Interna - 1813696 - ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 25/06/2025 12:02
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2025 - UFBA