PERFIL DA AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Transtorno do Espectro Autista, Processamento Auditivo Central, Alterações de linguagem
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por déficits na comunicação social e padrões de comportamento restritivos e repetitivos. Alterações sensoriais são frequentes nesse grupo, afetando especialmente o sistema auditivo e as habilidades do Processamento auditivo central (PAC). Apesar das recorrentes alterações auditivas no TEA os mecanismos do PAC nessa população ainda são pouco compreendidos, o perfil da avaliação comportamental do PAC pode investigar os mecanismos predominantemente alterados e oferecer subsídios importantes para intervenções que favoreçam o desenvolvimento global de crianças com TEA. Objetivos: O estudo teve como objetivo caracterizar o perfil da avaliação comportamental do PAC em crianças e adolescentes com TEA, identificando as habilidades auditivas mais impactadas e suas correlações com queixas comportamentais. Métodos: Trata-se de um estudo observacional retrospectivo baseado na análise documental de 20 relatórios de avaliação do PAC de crianças e adolescentes com TEA, com idade entre 7 e 14 anos. Foram analisadas as habilidades auditivas por meio de testes comportamentais aplicados e correlacionadas com informações da anamnese sobre queixas auditivas e dificuldades escolares. Resultados: Os testes indicaram que as habilidades auditivas mais frequentemente alteradas foram ordenação temporal (80% de alteração), integração binaural (70% de alterações) e separação binaural (85% de alterações) com menor desempenho da orelha esquerda para os testes dicóticos. Já as habilidades de resolução temporal e o fechamento auditivo e figura-fundo auditiva apresentaram melhor dentro da normalidade na maioria da amostra. Houve correlações significativas entre os achados da avaliação do PAC e queixas como dificuldade de compreensão em ambientes ruidosos, atenção reduzida e dificuldade na discriminação de sons da fala. Conclusão: Os resultados demonstram que indivíduos com TEA apresentam um perfil específico de alterações no PAC, com alteração de ao menos uma habilidade auditiva central, sendo identificado um déficit na integração inter-hemisférica associado a um menor desempenho nas das habilidades cognitivas como atenção, aprendizagem e compreensão de linguagem. Estudos futuros são necessários para aprofundar a compreensão dessas alterações e avaliar os efeitos de intervenções específicas voltadas para o aprimoramento do processamento auditivo em indivíduos com TEA.