AUTOCUIDADO NA EXPERIÊNCIA DE CUIDADORAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
Autocuidado; Cuidadores; Crianças com Deficiência; Espiritualidade
Introdução: O cuidado de si, como conceito filosófico e prático, apresenta implicações expressivas para indivíduos em papeis de cuidado integrais, como as cuidadoras de crianças com deficiências. A pressão social para que essas mulheres suportem o estresse sem reconhecer suas necessidades pode resultar em estigmatização, em prejuízos à saúde, além de moldar suas percepções e práticas de autocuidado. Uma abordagem compreensiva e empática pode auxiliar essas cuidadoras a avaliar o cuidado de si e compreender as estratégias de enfrentamento e resiliência perante as demandas intensas do cuidado com o outro. Objetivos: Compreender a percepção de mulheres que cuidam de crianças com deficiência sobre vivências de autocuidado e espiritualidade no cotidiano. Métodos: O estudo, de abordagem qualitativa, utilizará um questionário estruturado para caracterização das participantes e realizará entrevista-conversa após um momento de meditação individual, com vistas a acessar percepções e sentidos sobre o cuidar de si. Os encontros serão gravados e posteriormente transcritos. O diário de campo também será utilizado para o registro das impressões e vivências da pesquisadora. Será utilizado critério de saturação para o alcance da amostra. A análise das informações será por meio da análise por temática.