Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUELLE ROCHA DA PURIFICAÇÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANUELLE ROCHA DA PURIFICAÇÃO
DATA : 11/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Educação da UFBA, Sala Kiriri
TÍTULO:

USO DO CHATGPT NA EDUCAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA FISIOTERAPIA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Inteligência Artificial; Educação em Saúde; Fisioterapeutas; Prática Clínica Baseada em Evidências


PÁGINAS: 29
RESUMO:

A adoção de conceitos como prática baseada em evidências (PBE) pelos profissionais de saúde, tem sido apontada como um importante mecanismo de melhora da qualidade do cuidado em saúde. Para sua efetivação, no entanto, se faz necessário que os profissionais tenham acesso a recursos de educação em saúde. Atualmente, as formas de educação mais utilizadas pelos fisioterapeutas são cursos de atualização, muitos deles baseados principalmente em opinião e experiência de profissionais, em detrimento de atualizações científicas, e são conhecidas algumas barreiras para efetivação do conhecimento nesse formato. A recente utilização de ferramentas tecnológicas e de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, tem ganhado espaço como auxiliar no suporte à tomada de decisão clínica em várias áreas da saúde, inclusive na fisioterapia. Porém ainda não está clara a segurança da utilização dessas ferramentas no contexto da educação e da saúde. Considerando as dificuldades enfrentadas pelos profissionais em acessar recursos de educação continuada baseados em evidências científicas para aprendizagem, e a popularização de ferramentas de inteligência artificial, o objetivo deste estudo é determinar se as respostas oferecidas pelo ChatGPT são suficientes e possuem potencial para a utilização na educação em saúde dos profissionais de fisioterapia. Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal, realizado utilizando a ferramenta ChatGPT versão 4.0, desenvolvida pela OpenAI, disponível gratuitamente. Será realizada a seleção prévia do tema de busca, baseado em critérios; e serão elaborados cinco prompts, a serem inseridos no ChatGPT.  Os resultados serão analisados por dois pesquisadores seguindo os mesmos critérios. As etapas de avaliação serão a busca das referências e determinação da proporção de referências verídicas/rastreáveis, incorretas e/ou inconsistentes, inexistentes, posteriormente as referências autênticas serão avaliadas, quanto ao risco de viés; e por fim, será avaliado o formato de apresentação das respostas e precisão do conteúdo apresentado. Resultados esperados: Espera-se com esse estudo avaliar se uma tecnologia baseada em IA é capaz de contribuir como ferramenta de educação para o profissional de fisioterapia, através da identificação das características das respostas geradas pelo ChatGPT à prompts padrão sobre um tema da reabilitação na fisioterapia, e se elas contemplam as necessidades para educação na saúde, bem como determinar a precisão do conteúdo, a existência de base científica e a qualidade das referências utilizadas. Além de fornecer recomendações para o uso de uma ferramenta de IA generativa e sua aplicação na educação em saúde para profissionais de fisioterapia, alertando sobre suas potencialidades e limitações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2353091 - FERNANDA MATRIGANI MERCADO GUTIERRES DE QUEIROZ
Interno - 3269231 - RAFAEL LIMA KONS
Externo ao Programa - 1806846 - JOAO SOARES DE OLIVEIRA NETO - UFBAExterna à Instituição - GABRIELA ALIAS RIOS
Notícia cadastrada em: 05/02/2025 11:46
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2025 - UFBA