Rigidez no Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática da Literatura
rigidez; Transtorno do Espectro Autista; interesses restritos/comportamentos repetitivos; flexibilidade cognitiva; revisão sistemática.
A rigidez no Transtorno do Espectro Autista (TEA) é amplamente reconhecida como um traço central da condição, manifestando-se em diferentes domínios, incluindo o cognitivo, social, comportamental e emocional, no entanto, a literatura ainda carece de uma síntese quantitativa que avalie a magnitude dessa relação. O presente estudo tem como objetivo identificar e categorizar as dimensões da rigidez no TEA visando estabelecer uma definição mais precisa desse construto como um fator independente. Para tanto, será realizada uma revisão sistemática de estudos disponíveis em bases de dados como PubMed, LILACS, PsycINFO e Web of Science e Scopus. A seleção dos estudos será padronizada e feita por dois investigadores de forma independente, com base em critérios de elegibilidade predefinidos. A extração de dados irá abranger informações clínicas, demográficas e metodológicas dos estudos, que serão organizadas em uma planilha para síntese descritiva e análise. A análise estatística será conduzida no software R, permitindo uma síntese robusta das evidências disponíveis. Espera-se que este estudo identifique e categorize sistematicamente as diferentes facetas da rigidez no TEA, analisando sua relação com aspectos cognitivos, sociais, comportamentais e emocionais, bem como seu impacto no desenvolvimento e na adaptação dos indivíduos. Os resultados fornecerão uma base para futuras pesquisas acerca do construto e no aprimoramento de estratégias de avaliação e intervenção. Como produto será desenvolvido: (I) um vídeo sobre o que é, como identificar e avaliar a rigidez no TEA; (II) uma cartilha voltada para pais e familiares sobre o tema; e, (III) uma diretriz de operacionalização e medidas de avaliação para os profissionais da saúde conseguirem identificar e mensurar a rigidez nos quadros de TEA. Este estudo está inserido na linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas na Saúde, do Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde - UFBA/IMS/CAT.