Supervisão de estágios curriculares em psicoterapia: desenvolvimento de protocolo e validação de conteúdo por especialistas
Supervisão clínica; Psicologia clínica; Estágio clínico; Competência profissional; Psicoterapia.
A supervisão qualificada durante os estágios curriculares é um pilar fundamental na formação de psicólogos clínicos. Essa prática não apenas integra teoria e prática, mas também favorece o desenvolvimento de habilidades éticas e técnicas indispensáveis à atuação profissional. Recentemente, a introdução de metodologias ativas de aprendizagem e o uso de plataformas digitais interativas têm promovido abordagens mais estruturadas e inovadoras, alinhando a formação às exigências do contexto atual. Este estudo propõe-se a aprimorar a supervisão de estágios curriculares em psicoterapia por meio da criação de ferramentas sistematizadas. O objetivo principal desta pesquisa é desenvolver e validar um protocolo sistemático para supervisão clínica em psicoterapia, adequado às necessidades formativas contemporâneas. Especificamente, busca-se identificar habilidades essenciais à prática profissional, mapear deficiências no processo de ensino-aprendizagem e explorar a utilização de protocolos existentes na área, afim de construir um protocolo, que será validado por especialistas. Na primeira etapa, será realizada uma revisão integrativa da literatura para analisar práticas já existentes na supervisão de estágios curriculares em psicoterapia. Os resultados serão usados para a elaboração de um protocolo de supervisão. Na segunda etapa, será aplicada a técnica Delphi, reunindo especialistas que contribuirão para a validação do protocolo. A análise qualitativa e quantitativa do feedback permitirá alcançar consenso, assegurando que o protocolo seja relevante e aplicável. Espera-se que o estudo resulte na elaboração de um guia validado, destinado a supervisores clínicos, professores e estudantes. O protocolo almeja contribuir para a formação de profissionais preparados para os desafios e complexidades da prática clínica atual. Também se espera ampliar o entendimento sobre supervisão de estágios em psicoterapia e contribuir com perspectivas teóricas e metodológicas inovadoras.