“Repercussões do exercício da função de Coordenação de Curso na saúde mental de docentes de uma Instituição de Ensino Superior”
Docentes, Instituições de Ensino Superior e Saúde Mental.
Existe ampla literatura sobre a saúde mental dos docentes universitários e seus possíveis estressores, mas pouco se destrincha tais estressores, verificando o quanto cada um é mais ou menos potencializador desse adoecimento, como, em foco, a função de Coordenação de Curso. Este estudo buscou analisar e comparar as percepções de docentes sobre as repercussões do exercício da função de Coordenação de Curso (Graduação e Pós-graduação) na sua saúde mental, em uma Instituição Federal de Ensino. Para isso, foram percorridos alguns objetivos, tais como: descrever a experiência e atribuições do docente em função de Coordenação de Curso de Graduação e Pós-Graduação; identificar as diferenças entre o exercício da função de Coordenação de Curso de Graduação e de Pós-Graduação; e identificar as possíveis repercussões das demandas associadas à função de Coordenação de Curso na saúde mental dos docentes. Participaram do estudo 39 docentes que atuaram ou atuam na função de Coordenação de Curso, entre 2006 e maio de 2024. Para realização desta pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva analítica, foi utilizado um questionário semiaberto. A coleta de dados somente ocorreu após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP/UFBA). Os dados foram interpretados por meio da Análise Temática, tendo como referência a Análise Temática proposta por Virginia Braun e Victoria Clarke. Os resultados fundamentaram a produção de um Ensaio Teórico, o qual tratou da incipiência dos estudos sobre as repercussões da função de Coordenação de Curso na saúde mental dos docentes; de um Artigo Empírico que demonstra que o exercício da função de Coordenação de Curso pode trazer repercussões para a saúde mental dos docentes, até mesmo fomentar adoecimento, assim como, a necessidade de promoção de ações e políticas para prevenção do adoecimento do docente-coordenador; e de um Relatório Técnico Conclusivo, Produto Técnico Tecnológico exigido pelo Programa de Mestrado de acordo com normativa da CAPEs, que buscou fornecer informações importantes para desenvolvimento de ações que visem à saúde do docente-coordenador. Ressalta-se que esta pesquisa apresenta possui limitações, pois o estudo restringiu-se aos docentes que foram e são coordenadores de curso de um Campus Avançado de uma Instituição Federal de Ensino, não podendo permitir generalizações. Desta forma, sugere-se que novos estudos sejam realizados em outras IES para verificar a existência ou não dos efeitos nocivos da função da CC para a saúde mental do docente-coordenador. A Este estudo está inserido na linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas na Saúde, do Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde - UFBA/IMS/CAT.