ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA PARA AVALIAÇÃO DO ESTRESSE EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
Palavras-chave: Estresse emocional; Hospitalização infantil; Escala de avaliação
A internação na infância é uma fonte importante de estresse, ao passo que exige adaptação da criança a esse novo ambiente. Os estressores inerentes ao hospital tendem a ampliar o medo e a percepção da dor da criança, diminuindo a sua adesão ao tratamento. A mensuração do nível de estresse durante o período de hospitalização torna-se necessário no processo de manejo e prevenção de repercussões danosas à saúde e desenvolvimento infantil. Desse modo, esse estudo tem como objetivo elaborar e validar uma escala para avaliar o estresse em crianças hospitalizadas. Trata-se de um estudo com delineamento misto (quali-quanti) descritivo e exploratório que se desenvolverá em três etapas: 1) revisão da literatura e entrevistas/questionário aplicados às crianças e um de seus responsáveis para construção dos itens da escala de estresse; 3) validação da adequação do conteúdo do instrumento por um grupo de juízes (especialistas da área); 3) e a aplicação da versão final do instrumento em um grupo de crianças hospitalizadas a fim de avaliar critérios de validade e fidedignidade. A análise dos dados contará com a Análise de Conteúdo proposta por Bardin e análises estatísticas com o auxílio do pacote estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 25.0. Espera-se que o estudo corrobore com a literatura científica sobre estresse em crianças hospitalizadas e que o instrumento, devidamente validado, seja utilizado como medida da evolução do paciente ao longo do tratamento e contribua o aperfeiçoamento das práticas de cuidado.