Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS RITHIELLI SILVA VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIS RITHIELLI SILVA VASCONCELOS
DATA : 05/07/2024
LOCAL: Online

Potencialidades e desafios das políticas de ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu nas universidades federais brasileiras e sua relação com a saúde mental dos/as/es estudantes

Ações afirmativas, Pós-graduação, Saúde mental, Políticas afirmativas, Assistência estudantil.

As políticas de ações afirmativas nos Programas de Pós-Graduação no contexto brasileiro encontram-se em estágio de desenvolvimento contínuo. No ano de 2016, o Ministério da Educação emitiu uma portaria normativa exigindo  que as instituições federais de ensino superior implementem políticas de inclusão destinadas a pessoas pretas, pardas, quilombolas, indígenas e estudantes com deficiência, bem como estabelecer critérios de renda familiar mais acessíveis, limitados a um salário mínimo. Este estudo propõe analisar as potencialidades e desafios de ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu nas universidades federais brasileiras e como essas ações se relacionam com a saúde mental dos estudantes. Para atingir esse objetivo será empregada uma abordagem metodológica mista, combinando análise de dados disponíveis na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), revisão integrativa da literatura, aplicação de questionário estruturado e realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes da pós-graduação. O propósito é utilizar os dados como suporte para a elaboração de dois produtos técnicos: um compêndio que apresente indicadores para o monitoramento das ações afirmativas e ofereça referências técnicas para a administração dessas políticas nos programas de pós-graduação; e a coordenação de um evento acadêmico voltado para a discussão de políticas de ações afirmativas direcionadas especificamente a psicólogos(as) e outros(as) profissionais envolvidos(as) na atuação de assistência estudantil para alunos de pós-graduação.

Presidente - ***.229.558-** - GABRIELA ANDRADE DA SILVA - UFSB
Interna - 1552649 - PATRICIA MARTINS DE FREITAS