PRODAN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA/PRODAN ESCOLA DE DANÇA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ARIADNE FERREIRA DE JESUS DOS SANTOS SPECHT

DISCENTE : ARIADNE FERREIRA DE JESUS DOS SANTOS SPECHT
DATA : 17/05/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet do GSuite UFBA

Formação para o ensino de Ballet Clássico: projeto formativo a partir de experiências de atuação docente na
educação não-formal em Dança no Estado da Bahia.

Ballet Clássico. Formação Docente. Educação não-formal.

Trabalho de conclusão de curso composto por: publicações textuais em formato de resumo expandido e artigo científico, memorial acadêmico e um produto final configurado como um Projeto Pedagógico de Curso. Constituiu-se como uma pesquisa implicada desenvolvida durante o período de quatro anos, no curso de Mestrado Profissional em Dança, do Programa de Pós-graduação Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia, tendo como tema as especificidades da formação docente para o ensino de Ballet Clássico. Teve por objetivo sistematizar um projeto pedagógico de curso de formação para o ensino de Ballet Clássico direcionado a partir de questões de aprendizagem vivenciadas na educação não-formal em Dança no Estado da Bahia. Com metodologia qualitativa, realizou-se por meio de sistematização de saberes e experiências da pesquisadora como professora de Ballet em Academias e Escolas de Dança, instituições de Educação Básica e projetos Governamentais e do Terceiro Setor, principalmente através de sua própria empresa, a InSalto Companhia de Dança, apresentando e discutindo sobre o ensino de ballet em regiões predominantemente constituídas por comunidades quilombolas; desenvolvendo possibilidades formativas percebendo as relações diretas com as perspectivas coloniais e eurocêntricas para a docência do ballet clássico; investigando e refletindo a partir do atual cenário da formação docente de ballet pelo método da Royal Academy of Dancing, dentro da InSalto Cia. de Dança, principalmente com o intuito de Contribuir para a atualização e contextualização do ballet, no âmbito pedagógico, da pesquisa acadêmica e da prática profissional. Através destas experiências, foi elaborado um Projeto Pedagógico de Curso de formação para o ensino de Ballet Clássico, direcionado a pessoas que atuam no ensino de ballet na educação não-formal.

Presidente - 2697220 - CECILIA BASTOS DA COSTA ACCIOLY
Interna - 1674636 - LENIRA PERAL RENGEL