|
Dissertações |
|
1
|
-
ARIANA DOS SANTOS GOMES
-
O CORPO NA RODA: IDENTIDADES FEMININAS, (RE)EXISTÊNCIA E POTENCIALIDADES EM RODAS DE SAMBA DE SALVADOR/BA
-
Orientador : LUCAS VALENTIM ROCHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLECIA MARIA AQUINO DE QUEIROZ
-
FERNANDO MARQUES CAMARGO FERRAZ
-
LUCAS VALENTIM ROCHA
-
Data: 10/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem como objetivo propor uma reflexão sobre a roda de samba. Há em Salvador movimentos de mulheres negras que se associam e criam conjuntos de Roda de Samba. Propomos investigar quais formas e através de quais caminhos a roda de samba proporciona uma dinâmica que media potencialidades de existências da mulher negra na sociedade contemporânea. Interpreto a roda como um processo de transmissão de conhecimentos, saberes e formas de sociabilidades onde, através de um diálogo intergeracional, mulheres mais novas aprendem com mulheres mais velhas. Ao longo da pesquisa utilizamos procedimentos que dialogam com diferentes tipologias de pesquisa, configurando uma bricolagem, um trabalho feito de maneira artesanal, um tecer de costuras entre partes distintas “DENZIN e LINCOLN (2006)”. Nos interessa aqui saber como algumas mulheres vivenciam e manifestam a roda de samba, o que as motiva a integrar estes espaços e a manter viva uma cultura popular e ancestral resistindo aos apelos ostensivos da cultura de massa. Para a construção dos saberes aqui apresentados me guio por teóricas e teóricos de diversas áreas epistemológicas, tais como a Antropologia, com Lélia Gonzalez e Osmundo Pinho; a Comunicação, com Ceiça Ferreira; a Dança com Clécia Queiroz, Fernando Ferraz e Inaicyra Falcão; a Educação, com Dante Galeffi; a Filosofia, Achille Mbembe, Frantz Fanon, Merleau-Ponty e Sueli Carneiro; a História, com Beatriz Nascimento, Maria Antonacci, e Pierre Nora; a Literatura, Conceição Evaristo, Édouard Glissant, Eno Belinga, Esiaba Irobi, Homi K. Bhabha e Vilma Piedade; a Performance, com Leda Maria Martins; a Psicologia, com Jurandir Costa, Neuza Santos Souza e Isildinha Nogueira; e a Sociologia, com Muniz Sodré, Paul Gilroy, e Stuart Hall.
-
Mostrar Abstract
-
The present research aims to propose a reflection on the samba circle. In Salvador there are movements of black women who associate and create groups of Roda de Samba. We propose to investigate which forms and through which paths the samba circle provides a dynamic that mediates the potentialities of black women's existence in contemporary society. I interpret the circle as a process of transmitting knowledge, knowledge and forms of sociability where, through an intergenerational dialogue, younger women learn from older women. Throughout the research, we used procedures that dialogue with different types of research, configuring a bricolage, a work done in an artisanal way, a weaving of seams between different parts "DENZIN and LINCOLN (2006)". Here we are interested in knowing how some women experience and express the samba circle, which motivates them to integrate these spaces and keep alive a popular and ancestral culture, resisting the ostensible appeals of mass culture. For the construction of the knowledge presented here, I am guided by theorists from different epistemological areas, such as Anthropology, with Lélia Gonzalez and Osmundo Pinho; Communication, with Ceiça Ferreira; Dance with Clécia Queiroz, Fernando Ferraz and Inaicyra Falcão; Education, with Dante Galeffi; Philosophy, Achille Mbembe, Frantz Fanon, Merleau-Ponty and Sueli Carneiro; History, with Beatriz Nascimento, Maria Antonacci, and Pierre Nora; Literature, Conceição Evaristo, Édouard Glissant, Eno Belinga, Esiaba Irobi, Homi K. Bhabha and Vilma Piedade; Performance, with Leda Maria Martins; Psychology, with Jurandir Costa, Neuza Santos Souza and Isildinha Nogueira; and Sociology, with Muniz Sodré, Paul Gilroy, and Stuart Hall.
|
|
2
|
-
JOÃO PERENE NETO
-
O QUE SE MOVE QUANDO TUDO PARA: Rastros Genéticos de um Criador
-
Orientador : CARMEN PATERNOSTRO SCHAFFNER
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA ELISABETH SIMOES BRANDAO
-
CARMEN PATERNOSTRO SCHAFFNER
-
MARCIA VIRGINIA MIGNAC DA SILVA
-
Data: 26/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Baseando-se nos princípios da etnografia para o seu desenvolvimento e assumindo-me com objeto de pesquisa, o olhar desta escrita é de certa forma arqueológica. É uma síntese. Um breve recorte sobre a constituição de um artista em constante transformação e os rastros deixados por ele no decorrer de seus processos. Para a construção deste documento, nomes como Cecilia Salles com o seu conceito de Crítica Genética, Helena Katz e Christine Greiner com suas percepções e elaborações teóricas de Corpomídia, Isabel Marques com suas provocações sobre a função da arte, assim como tantos outros não menos relevantes que ao longo serão citados, serviram-me como suporte precioso, para condução deste roteiro. A moldura de cada período se fez necessário evidenciar, para elucidar como se deu minha construção enquanto artista, as circunstancias e contextos politico/sócio cultural que me encontrava inserido e as consequências que me direcionaram a significativas transformações. Questões como: A importância referencial, construção da identidade artística, longevidade do corpo na dança e autonomia do criador, surgem a partir dos rastros deixados por esta trajetividade, tendo como pano de fundo, o projeto Ateliê de Coreógrafos Brasileiros e sua vertente direcionada a Coreógrafos Baianos para o encerramento deste ciclo acadêmico no Mestrado Profissional em Dança-PRODAN, da Universidade Federal da Bahia-UFBA.
-
Mostrar Abstract
-
Based on the principles of ethnography for its development and assuming myself as an object of research, the look of this writing is, in a certain way, archaeological. It's a synthesis. A brief clipping about the constitution of an artist in constant transformation and the traces left by him in the course of his processes. For the construction of this document, names such as Cecilia Salles with her concept of Genetic Criticism, Helena Katz and Christine Greiner with their perceptions and theoretical elaborations of Corpomídia, Isabel Marques with her provocations about the function of art, as well as many others no less relevant. that will be mentioned throughout, served me as a precious support, for the conduction of this script. The frame of each period made it necessary to highlight, to elucidate how my construction as an artist took place, the circumstances and political/sociocultural contexts that I was inserted and the consequences that led me to significant transformations. Questions such as: The referential importance, construction of artistic identity, longevity of the body in dance and autonomy of the creator, arise from the traces left by this trajectory, having as a background, the project Ateliê de Choreógrafos Brasileiros and its aspect directed to Choreographers Baianos for the end of this academic cycle in the Professional Masters in Dance-PRODAN, from the Federal University of Bahia-UFBA.
|
|
3
|
-
FABIANA LIMA DA SILVA
-
JOGO EXPANDIDO PARA CRIAÇÃO COREOGRÁFICA: PISTAS DA DANÇA MODERNA
-
Orientador : DANIELA BEMFICA GUIMARAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CAROLINA DA ROCHA MUNDIM
-
BEATRIZ ADEODATO ALVES DE SOUZA
-
DANIELA BEMFICA GUIMARAES
-
Data: 11/07/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como estudo os Princípios Básicos da Técnica Limón de Dança Moderna. Esse estudo prático se constrói a partir dos princípios: alinhamento; respiração; isolamento; queda e recuperação; peso; suspensão e sucessão, com o intuito de produzir vocabulário corporal. O objetivo da pesquisa propõe estratégias de criação coreográfica com o uso de material artístico pedagógico Jogo Expandido com Fichas de Dança divididas em Categorias, direcionadas para trabalhos de improvisação e composição, a partir da técnica Limón de Dança Moderna. Com esse contexto prático de Dança, a construção de um jogo corporal como pistas para uma criação coreográfica visa estimular e auxiliar artistas do corpo, intérpretes criadores, bailarinas(os), dançarinas(os), estudantes e professores de Dança em seus trabalhos de composição cênica. A metodologia da pesquisa foi descoberta junto ao Grupo de Estudos Jogo Expandido de Dança Moderna: Improvisação e Criação, com encontros teórico-práticos de aulas remotas e uma revisão bibliográfica sobre os Estudos de Dança Moderna Improvisação e Composição. De início trago como referência principal da pesquisa: The Illustrated Dance Technique of José Limón (LEWIS, 1999); The Art of Making Dances (HUMPHREY, 1991); Dança Moderna Fundamentos e Técnicas (GIGUERE, 2016); Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin (SPOLIN, 2014). Como material complementar e de testagens utilizei para os estudos dos conteúdos práticos: Jogos de Criação CORPOLUMEN: um baralho para o estudo da Improvisação em tempo real (GUIMARÃES, 2017); Pequena Coleção de Insignificâncias (COHEN, 2019).
-
Mostrar Abstract
-
This Course Conclusion Work has as its study the Basic Principles of the Limón Technique of Modern Dance. This practical study is built on the following principles: isolation; fall and recovery; weight; suspension and succession, in order to produce corporeal vocabulary. The objective of the research proposes strategies of choreographic creation with the use of pedagogical artistic material Expanded Game with Dance Cards divided into categories, directed to works of improvisation and composition, from the Limón Technique of Modern Dance. With this practical context of Dance, the construction of a body game as clues for a choreographic creation aims to stimulate and help artists of the body, creative performers, dancers, students and dance teachers in their scenic composition works. A research methodology happened together with the Expanded Game Study Group of Modern Dance: Improvisation and Creation, with theoretical-practical meetings of remote classes and a bibliographic review on the Studies of Modern Dance Improvisation and Composition. At first, I bring as the main reference of the research: The Illustrated Dance Technique of José Limón (LEWIS, 1999); The Art of Making Dances (HUMPHREY, 1991); Dança Moderna Fundamentos e Técnicas (GIGUERE, 2016); Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin (SPOLIN, 2014). As complementary and testing material, I used for the studies of practical contents: Jogos de Criação CORPOLUMEN: um baralho para o estudo da Improvisação em tempo real (GUIMARÃES, 2017); Pequena Coleção de Insignificâncias (COHEN, 2019).
|
|
4
|
-
MARIA LUIZA DA SILVA MEIRELES
-
A ausência de bailarinas negras nas companhias públicas de dança no brasil: Faceta do racismo institucional brasileiro
-
Orientador : DANIELA BEMFICA GUIMARAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARMEN LUZIA FERREIRA
-
AMELIA VITORIA DE SOUZA CONRADO
-
DANIELA BEMFICA GUIMARAES
-
Data: 14/07/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este artigo apresenta uma proposta de pesquisa que aborda a invisibilidade de bailarinas negras na cena das Companhias Públicas de Dança no Brasil. Têm como objetivos fomentar a discussão sobre o tema a partir da perspectiva de uma artista que trabalha como bailarina a quase 03 (três) décadas nesse mercado específico das Cias Públicas, contribuir para a valorização destas profissionais por meio de discussões que fortaleçam discursos de empoderamento étnico-social com implicações sobre gênero, classe e raça na cena da dança brasileira e sugerir ações e caminhos que possibilitem o acesso de bailarinas negras ao mercado das Cias Públicas de Dança brasileiras. A pesquisa se justifica pela importância de um pensamento crítico, reflexivo e político acerca da representação étnico racial no contexto contemporâneo (MOREIRA, 2007), pela obrigatória observância a direitos garantidos pela Constituição Federal do Brasil e pela contribuição ao fortalecimento das artistas negras da dança brasileira.
-
Mostrar Abstract
-
This article presents a research proposal that addresses the invisibility of black dancers in the scene of Public Dance Companies in Brazil. They aim to promote discussion on the subject from the perspective of an artist who has worked as a dancer for almost 03 (three) decades in this specific market of Public Companies, to contribute to the appreciation of these professionals through discussions that strengthen discourses of ethnic empowerment -social with implications on gender, class and race in the Brazilian dance scene and suggest actions and paths that allow black dancers to access the market of Brazilian Public Dance Companies. The research is justified by the importance of critical, reflective and political thinking about racial ethnic representation in the contemporary context (MOREIRA, 2007), by the mandatory observance of rights guaranteed by the Federal Constitution of Brazil and by the contribution to the strengthening of black female artists of Brazilian dance.
|
|
5
|
-
EDSON ALVES DE LIMA
-
ENTRE CHEGADAS E PARTIDAS: Poéticas de enfrentamento enquanto dançamos
-
Orientador : DANIELA BEMFICA GUIMARAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CRISTINA NUNES PAIS
-
DANIELA BEMFICA GUIMARAES
-
FERNANDO MARQUES CAMARGO FERRAZ
-
Data: 15/07/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Nesta pesquisa de caráter autoetnográfico, traço em duas partes a trajetória como mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia. Na PRIMEIRA PARTE os desenhos desta trajetória, composta por sete componentes, cursadas ao longo dos dois primeiros semestres de 2021, e textos produzidos à demanda das pessoas professoras responsáveis por cada uma delas, trazendo em seguida algumas das referências bibliográficas apresentadas por elas. Trago também alguns certificados e flyers relativos a eventos onde participei como artista e pesquisador da dança durante os três semestres de curso. Em seguida apresento duas produções textuais, ASMA: um processo mediado por ausências”, relato de experiência publicado nos Anais da ANDA de 2021, no primeiro semestre, e “Um Vazio para se ver de perto”, ensaio textual encomendado pelo Palco Giratório 2021, no segundo semestre, texto ainda não publicado. Finalizo este trabalho de conclusão de curso com duas produções específicas construídas como proposta de encerramento deste ciclo de mestrado, o que contextualizo na SEGUNDA PARTE. “DRAMATURGIA EM DANÇA COMO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: Processos criativos em dança encantados pela vivência como candomblecista”, artigo no qual trago os relatos do gestar de duas obras de dança, sob a perspectiva da dramaturgia em dança, nas quais atuei como artista no segundo semestre de 2021; e “CorpoManifesta: poéticas de enfrentamento enquanto dançamos”, ensaio textual sobre o ciclo de residências artísticas em dança (objeto de pesquisa inicial, na época nomeado como BARRICADAS) realizado no primeiro semestre de 2022; além do link com o mini documentário dos processos criativos engendrados neste ciclo, em sua versão final, para o enlace da jornada como mestre pelo PRODAN.
-
Mostrar Abstract
-
In this research of autoethnographic character, I trace in two parts the trajectory as master's student of the Professional Master's Program in Dance of the Federal University of Bahia. In the FIRST PART the drawings of this trajectory, composed of seven components, carried out throughout the first two semesters of 2021, and texts produced to the demand of the teaching people responsible for each of them, bringing some of the bibliographic references presented by them. I also bring some certificates and flyers related to events where I participated as an artist and dance researcher during the three semesters of the course. Next, I present two textual productions, ASMA: a process mediated by absences", an experience report published in the “ANAIS DA ANDA 2021”, in the first semester, and "An Empty to see up close", textual essay commissioned by “Palco Giratório 2021”, in the second semester, text not yet published. I finish this course conclusion work with two specific productions built as a proposal to close this master's cycle, which I contextualize in the SECOND PART. "DRAMATURGY IN DANCE AS STORYTELLING: Creative processes in dance enchanted by the experience as a candomblecist", an article in which I bring two dance pieces, from the perspective of dance dramaturgy in which I worked as an artist, in the second half of 2021; and "CorpoManifesta: poetics of confrontation while we dance", textual essay on the cycle of artistic residencies in dance (object of initial research, at the time named as BARRICADES) held in the first half of 2022; in addition to this I bring the link with the mini documentary of the creative processes engendered in this cycle, in its final version, for the link of the journey as master by PRODAN.
|
|
6
|
-
Regivaldo Gomes da Silva
-
TUTORIAL POÉTICO ANTROPOFÁGICO: EXPERIÊNCIAS EMANCIPATÓRIAS NAS RELAÇÕES BAILARINO-COREÓGRAFO EM COMPANHIAS OFICIAIS DE DANÇA
-
Orientador : ISABELLE CORDEIRO NOGUEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ROBSON LOURENÇO
-
ANTRIFO RIBEIRO SANCHES NETO
-
ISABELLE CORDEIRO NOGUEIRA
-
Data: 18/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho pretende mergulhar em processos de criação em dança, vividos pelo pesquisador em companhias de dança públicas brasileiras, que o afetaram a buscar sua autonomia e emancipação. Em uma visão antropofágica, observar também como esses atravessamentos continuam reverberando e podem revelar o artista criador, podendo servir como pistas investigativas a se transformarem em composições de sua própria autoria. A pesquisa conta ainda com uma breve contextualização da trajetória do pesquisador até chegar a academia, contando com depoimentos exclusivos dos respectivos coreógrafos e alguns artistas envolvidos no processo de criação, além de um TUTTORIAL poético audiovisual(protótipo), como resultado da investigação ao qual a pesquisa se propõe a analisar. A análise do material se dá no campo técnico e subjetivo da dança, abrangendo desde entrevistas, e material em vídeo das obras estudadas coletadas para análise, produção de vídeos sob as impressões pessoais do pesquisador com sua poética antropofágica.
-
Mostrar Abstract
-
This work intends to delve into dance creation processes, experienced by the researcher in Brazilian public dance companies, which affected him to seek his autonomy and emancipation. In an anthropophagic view, also observe how these crossings continue to reverberate and can reveal the creative artist, being able to serve as investigative clues to be transformed into compositions of their own authorship. The research also has a brief contextualization of the researcher's trajectory until reaching the academy, with exclusive testimonials from the respective choreographers and some artists involved in the creation process, in addition to an audiovisual poetic TUTTORIAL (prototype), as a result of the investigation to which the research proposes to analyze. The analysis of the material takes place in the technical and subjective field of dance, ranging from interviews, and video material of the studied works collected for analysis, production of videos under the researcher's personal impressions with his anthropophagic poetics.
|
|
7
|
-
Nailton Ronei Gomes Lima
-
Erre como figurinista
-
Orientador : RITA FERREIRA DE AQUINO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CIANE FERNANDES
-
LUCAS VALENTIM ROCHA
-
RITA FERREIRA DE AQUINO
-
Data: 24/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa foi mobilizada inicialmente pela problematizaçãoda noção de figurino principalmente no contexto dasencenações contemporâneas. Neste sentido, colocou emquestão também a prática da (o) figurinista, buscando rompercom padrões hegemônicos normativos presentes no campoprofissional. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica eampliação da compreensão de figurino e do trabalho defigurinista a partir dos conceitos de performatividade edramaturgia. A prática artística estruturou metodologicamente ainvestigação, que costura referencial teórico e analítico àsexperiências autobiográficas na trajetória como artista criador.A estrutura ensaística do texto permitiu variações nos modosde escrever, relacionando conceitos a imagens, texturas ememórias para a composição deste livro de artista, queapresenta as quatro performances concebidas no Mestrado emDança: “Estudo para vermelho” (2019); “Máquina de moerpimentas” (2019); “Variação para vermelho” (2020); e “Quemprecisa de figurinista?” (2020). As performances materializam acriação das imagens do corpo em cena como campoexpandido, no qual a compreensão do figurino tensionafronteiras entre dentro/fora, corpo/objeto, espaço/tempo,demonstrando possibilidades de acontecimento em uma zonaprovisória e transitória. Conclui-se que, nesta perspectiva,caberia a (ao) figurinista um outro posicionamento no processocriativo, mais próximo ao trabalho de uma (um) dramaturgistano sentido de colaborar com o fluxo de imagens em cena – asquais não se restringem às visualidades.
-
Mostrar Abstract
-
This research was initially mobilized by the questioning of thenotion of costume, mainly in the context of contemporaryperforming arts. In this sense, it also questioned the practice ofthe costume designer, seeking to break with normativehegemonic standards present in the professional context.Therefore, a bibliographic review was carried out, enlarging thecomprehension of the work of a costume designer based onthe concepts of performativity and dramaturgy. The artisticpractice methodologically structured the investigation, whichsews a theoretical and analytical reference to theautobiographical experiences in the trajectory as an artist. Theessayistic structure of the text allowed variations in the ways ofwriting, relating concepts to images, textures and memories forthe composition of this artist's book, which presents the fourperformances conceived in the Master in Dance: “Study forred” (2019); “Pepper grinding machine” (2019); “Variation forred” (2020); and “Who needs a costume designer?” (2020).The performances materialize the creation of images of thebody on stage as an expanded field, in which theunderstanding of the costumes tensions boundaries betweeninside/outside, body/object, space/time, demonstratingpossibilities of happening in a provisional and transitory zone.It is concluded that, from this perspective, it would be up to thecostume designer to take another position in the creativeprocess, closer to the work of a dramaturgist in the sense ofcollaborating with the flow of images on the scene - which arenot restricted to visualities.
|
|
8
|
-
RENILZA MACHADO RAMOS
-
Diário de afetos: Uma proposta de ensinoaprendizagem da dança na escola pública
-
Orientador : LENIRA PERAL RENGEL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMANDA DA SILVA PINTO
-
ANA ELISABETH SIMOES BRANDAO
-
LENIRA PERAL RENGEL
-
Data: 09/09/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa provém de um percurso artísticopedagógico comprometido com ações que sensibilizem o ambiente escolar pública acerca da necessidade de compreensão do que afeta a rotina das aulas de Dança na escola. Este estudo foi realizado na Escola Municipal Teodoro Sampaio, localizada no bairro de Santa Cruz, Salvador-BA, com e para estudantes dos anos finais do ensino fundamental, de maneira implicada como posicionamento político. O propósito é um convite a um mergulhar neste Trabalho de Conclusão de Curso que busca emancipar corpos e arraigar ações. Necessário se faz um diálogo a respeito de afetos políticos (SAFATLE, 2019), trazendo as suas formas de implicações na escola pública, bem como as autoimagens e imagens como maneira de (re)conhecimento de si, atuando com ações cognitivas que sejam emancipatórias e libertadoras. A pesquisa apresenta a reunião de: Memorial descritivo, E-book, Publicações, Anexos Comprobatórios das andanças acadêmicas e Referências. Este todo traz o memorial detalhado dos componentes curriculares, cursos e participações em eventos realizados durante o percurso do Mestrado Profissional. Neste trabalho, com referência em Rengel (2007), a criação de neologismos pretende ressaltar e elaborar por meio da junção de palavras uma forma de pensamento pela imagem lida, evitando dicotomias. As partes e subpartes da pesquisa são nomeadas de atos e/ou cenas. A proposta de ato envolve a ideia de cena (RENGEL e THRALL, 2010) como sendo não apenas a do palco, mas sim a cena que age engajada no contexto, seja educacional, político, social ou artístico. O Diário de Afetos, como o nome diz, narra, descreve e disserta as ações de danças propostas na escola ao longo desse estudo. Ele apresenta bilhetes, cartas, fotos das danças, das rodas de conversa, desenhos análises, reflexões sobre o cotidiano escolar, com participação das pessoas estudantes. O e-book diário de afetos foi produzido também como conteúdo digital para ser disponibilizado à comunidade escolar e a todas as pessoas que o intentem conhecer. Como principais referências: Damásio (2012), com a perspectiva de como as imagens se constroem. hooks (2008), é referência com a ética do amor, para afirmamos a necessidade de nos amarmos. O conceito de corponectividade por Rengel (2007), sinaliza que somos corpo e mente juntos. As insurgências por Moretti & Streck (2013), como modos de construir conhecimentos. Freire (2020), com saberes para uma educação emancipatória. Neste circuito de conceitos para construção do Diário, me inspiro na escrevivência de Evaristo (2020), que encaminha escrever vivências como escrita de um corpo, de uma condição. As cenas aqui apresentadas discorrem entre atos e entrelaços, andanças e publicações, ações e (re)ações. São postas memórias de saberesfazeres que me envolveram e a estudantes nessa trajetória acadêmica e de vida. Danças, afetos, imagens, ações emancipatórias, educação, a não dicotomia e insurgências guiaram esta pesquisa. A feitura deste Diário de Afetos trouxe impactos positivos nas relações interpessoais em toda comunidade escolar, bem como o reconhecimento da autoimagem positiva de estudantes. Os caminhos aqui traçados reverberam possibilidades para o fortalecimento de uma educação básica pública que atue de maneira equânime e respeite todas as pessoas envolvidas no ambiente escolar. Insurgir-se politicamente é um modus operandi de libertar a educação básica pública do abismo institucional em que ela vem despencando e transformar processos encadeados em ações educativas que emancipam.
-
Mostrar Abstract
-
This research comes from an artistic-pedagogical path committed to actions that sensitize the public school environment about the need to understand what affects the routine of Dance classes at school. This study was carried out at Escola Municipal Teodoro Sampaio, located in the neighborhood of Santa Cruz, Salvador-BA, with and for students in the final years of elementary school, in a way implied as a political positioning. The purpose is an invitation to dive into this Course Conclusion Work that seeks to emancipate bodies and root actions. It is necessary to have a dialogue about political affections (SAFATLE, 2019), bringing their forms of implications in the public school, as well as self-images and images as a way of (re)knowledge of the self, acting with cognitive actions that are emancipatory and liberating. The research presents the gathering of: Descriptive Memorandum, E-book, Publications, Evidence Attachments of academic journeys and References. This whole brings a detailed memorial of curricular components, courses and participation in events held during the course of the Professional Master's degree. In this work, with reference to Rengel (2007), the creation of neologisms intends to emphasize and elaborate through the junction of words a way of thinking through the image read, avoiding dichotomies. The parts and subparts of the research are named after acts and/or scenes. The act proposal involves the idea of scene (RENGEL and THRALL, 2010) as being not only that of the stage, but the scene that acts engaged in the context, whether educational, political, social or artistic. The Diário de Afetos, as the name says, narrates, describes and discusses the dance actions proposed in the school throughout this study. It presents notes, letters, photos of the dances, conversations, drawings, analysis, reflections on everyday school life, with the participation of students. The daily e-book of affections was also produced as digital content to be made available to the school community and to all people who want to know it. As main references: Damásio (2012), with the perspective of how images are constructed. hooks (2008), is a reference with the ethics of love, to affirm the need to love each other. The concept of corponectivity by Rengel (2007), signals that we are body and mind together. Insurgencies by Moretti & Streck (2013), as ways of building knowledge. Freire (2020), with knowledge for an emancipatory education. In this circuit of concepts for the construction of the Diary, I am inspired by the writing of Evaristo (2020), which guides writing experiences as writing of a body, of a condition. The scenes presented here are between acts and intertwining, wanderings and publications, actions and (re)actions. Memories of know-how that involved me and the students in this academic and life trajectory are posted. Dances, affections, images, emancipatory actions, education, non- dichotomy and insurgencies guided this research. The making of this Diary of Affections brought positive impacts on interpersonal relationships throughout the school community, as well as the recognition of the positive self-image of students. The paths traced here reverberate possibilities for the strengthening of a public basic education that acts in an equitable way and respects all the people involved in the school environment. To rebel politically is a modus operandi of freeing public basic education from the institutional abyss in which it has been falling and transforming linked processes into educational actions that emancipate.
|
|
9
|
-
MÔNICA LIRA DE QUEIROZ TRINDADE
-
P.O.N.T.I.L.H.A.D.O.S - Dançando experiências humanas em mundos desumanos
-
Orientador : LUCAS VALENTIM ROCHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELA BEMFICA GUIMARAES
-
LENIRA PERAL RENGEL
-
LUCAS VALENTIM ROCHA
-
Data: 17/09/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa desenvolvida em contexto profissional da dança, tem como ponto central a obra de dança itinerante de intervenção urbana: Pontilhados – intervenções humanas em ambientes urbanos. A concepção da obra é de minha autoria em parceria com artistas do Grupo Experimental, do qual sou diretora desde a sua criação em 1993. Sendo assim, esse percurso de quase 30 décadas aparece de maneira forte durante esta dança apalavrada, por também se tratar de um caminhar que se entrelaça com a história do grupo residente na cidade do Recife. No repertório do Experimental as escolhas dramatúrgicas acabaram criando uma crônica da cidade, e só a partir das experiências dançadas em nossa cidade, veio a necessidade de dialogar com outros centros urbanos do nosso país. A pesquisa Pontilhados – dançando experiências humanas em mundos desumanos dialoga com esse percurso artístico por onde a obra passou, abordando temas que são recorrentes e que nos mostram um Brasil de tantos contrastes, fraturas, crueldades, desumanidades. Tendo como experiência principal a cidade de Salvador, onde tive a oportunidade de me aproximar dos artistas e das gentes que estão e são todas desse mundo de desumanidades.
-
Mostrar Abstract
-
This research, developed in a professional dance context, has as its central point the itinerant dance work of urban intervention: Pontilhados – human interventions in urban environments. The work was conceived by me in partnership with artists from the Experimental Group, of which I have been the director since its creation in 1993. Therefore, this journey of almost 30 decades appears in a strong way during this word dance, as it is also a a walk that intertwines with the history of the group residing in the city of Recife. In Experimental's repertoire, the dramaturgical choices ended up creating a chronicle of the city, and only from the experiences danced in our city came the need to dialogue with other urban centers in our country. The research Pontilhados – dancing human experiences in inhuman worlds dialogues with this artistic journey through which the work has passed, addressing recurring themes that show us a Brazil of so many contrasts, fractures, cruelties, inhumanities. My main experience was the city of Salvador, where I had the opportunity to get closer to artists and people who are and are all in this world of inhumanity.
|
|
10
|
-
ROSECLEIDE LIMA BISPO
-
Cartas de uma professora de Dança da escola pública: Liberdanças para o cuidado de si e das outras pessoas
-
Orientador : LENIRA PERAL RENGEL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMANDA DA SILVA PINTO
-
CECILIA BASTOS DA COSTA ACCIOLY
-
LENIRA PERAL RENGEL
-
Data: 14/10/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este Trabalho de Conclusão de Curso explana um processo na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental - 1o ao 5o ano. Trata do reconhecimento do ambiente escolar público como um ambiente de conflito e propõe caminhos para realizar estratégias e intervenções educacionais que proporcionem a redução dos conflitos nas ações de ensinoaprendizagem da Dança, considerando o cuidado de si e das outras pessoas como pressuposto para uma transformação de corpos e para fortalecer as relações interpessoais no âmbito escolar. Importante proporcionar caminhos que possibilitem trabalhar com crianças diversas que vivem dentro de um contexto de vulnerabilidade social. Assim, promover modos de ações de Danças para fomentar o cuidado de si e das outras pessoas, pode fortalecer as relações interpessoais e favorecer um melhor convívio entre crianças estudantes. Trabalhar a Dança na escola pública envolve uma constante busca por um reconhecimento de corpos. Neste sentido, promover as aulas de Dança dentro de uma perspectiva de cuidado consigo, e consequentemente com a outra pessoa, pode proporcionar o autoconhecimento. As proposições decorrem dentro de uma metodologia que incorpora estruturas teórico-práticas, estímulo de reflexões/ações críticas e criativas que sejam sensíveis aos corpos, com concepções referentes à socialização e compartilhamento de conhecimento. A ênfase do caminho metodológico considera a opinião das crianças e seus contextos de vida. Esta pesquisa decorre dentro de uma abordagem qualitativa, que proporciona perceber a Dança como forma de conhecimento, assim como entender que com ela também é possível cuidar de si. As aulas realizadas se referenciaram em Foucault (2004), para abordar o cuidado de si e a prática da liberdade; Laban (1978) para abordar ações corporais e trabalhar criação e análise dos movimentos; Rancière (2011) para falar de educação emancipatória: Rengel (2007), para discutir a corponectividade, entender/perceber o corpo como não dualista; Santos (2017, 1996), como referência para a questão do acesso aos conhecimentos; Isabel Marques (1999) e Klaus Vianna (2008), que auxiliam na efetivação dessas argumentações em modos de Danças. Como estudante do Curso de Mestrado Profissional em Dança/PRODAN e profissional da Rede Municipal de Ensino de Salvador foi importante levar situações que auxiliaram pessoas dentro da academia a ter conhecimentos acerca do ensino da Dança na escola pública municipal. O contexto do ensino público da cidade do Salvador é carregado de desafios constantes, os quais dificultam muito o processo de ensinoaprendizagem. Expor algumas situações vividas no chão da escola poderá contribuir para que outras pessoas estudantes e profissionais da Dança possam lidar melhor com algumas inquietações pertinentes no ambiente escolar público. Sendo assim, como continuidade que esta pesquisa favoreça as pessoas docentes, no sentido de apontar caminhos que possam promover ações que incitem o reconhecimento de estudantes enquanto pessoas incluídas e importantes dentro da escola, da sociedade, do mundo.
-
Mostrar Abstract
-
This Course Completion Work explains a process at Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, (Eugênia Anna dos Santos Municipal School), with kids from the early years of elementary school – 1st to 5th grade. It deals with the recognition of the public school environment as a conflict environment and proposes ways to carry out strategies and educational interventions that provide the reduction of conflicts in the teaching-learning actions of Dance, considering the care of oneself and others as a presupposition for a transformation of bodies and to strengthen interpersonal relationships within the school environment. It is important to provide paths that make it possible to work with diverse children who live within a social vulnerability context. Thus, promoting Dance action modes to elevate self-care and care for others, can strengthen interpersonal relationships and favor better interaction among students. Working with Dance in public schools involves a constant search for a recognition of bodies. In this sense, promoting dance classes within a perspective of care for oneself, and consequently with another person, can provide self-knowledge. The propositions take place within a methodology that incorporates theoretical-practical structures, stimulating critical and creative reflections/actions that are sensitive to bodies, with concepts referring to socialization and knowledge sharing. The emphasis of the methodological path considers kids opinion and their life contexts. This research takes place within a qualitative approach, which allows perceiving Dance as a form of knowledge, as well as understanding that with it, it is also possible to take care of oneself. The classes held were referenced in Foucault (2004), to address the care of oneself and the practice of freedom; Laban (1978) to address bodily actions and work on the creation and analysis of movements; Rancière (2011) to talk about emancipatory education: Rengel (2007), to discuss corponectivity, to understand/perceive the body as non-dualist; Santos (2017, 1996), as a reference for the issue of access to knowledge; Isabel Marques (1999) and Klaus Vianna (2008), who help to put these arguments into effect in Dance modes. As a student of Professional Master’s Course in Dance/PRODAN and a professional with Salvador Municipal Education Network, it was important to bring situations that helped people within the academy to have knowledge about the teaching of Dance in the municipal public school. The public education context in the city of Salvador is full of constant challenges, which make the teaching-learning process very difficult. Exposing some situations experienced on the school floor can help other people, students and Dance professionals, to better deal with some pertinent concerns in the public school environment. Therefore, as a continuation of a research that favors teachers, in the sense of pointing out ways that can promote actions that incite the recognition of students as included and important people within the school, the society and the world.
|
|
11
|
-
IRMA MARIA TRIGUEIRO VIDAL
-
MEMÓRIAS TRADUZIDAS EM REALIDADE FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA SISTEMATIZAÇÃO DE PROJETOS DA ILUMINAÇÃO PARA ESPETÁCULOS DE TEATRO E DANÇA
-
Orientador : ANTRIFO RIBEIRO SANCHES NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTRIFO RIBEIRO SANCHES NETO
-
DANIELA BEMFICA GUIMARAES
-
SERGIO SOBREIRA ARAUJO
-
Data: 21/10/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este projeto de pesquisa tem como objeto a sistematização dos projetos de iluminação cênica. A ideia principal é apresentar um método de sistematização que possa ter uma linguagem documental e que possa ser reproduzida para cada espetáculo. Trazer instruções precisas e técnicas numa linguagem que traduza os processos criativos dos iluminadores da maneira mais próximo possível a criação da luz original. Existe um termo em inglês para essa técnica de sistematizar a luz dos espetáculos, “drawing package”. Esse documento poderia ser traduzido por “pacote de desenho” e é produzido pelo designer de iluminação durante todo o processo de produção. Ele traduz a arte escondida na cabeça do iluminador em um conjunto real, compreensível e palpável de instruções técnicas. O pacote contém vários outros tipos diferentes de documentos que juntos contam todo o processo histórico de um projeto. Nos meus 40 anos de carreira como iluminadora, nunca tive acesso a esse tipo de documento, como também nunca o produzi eu mesma para meus espetáculos. É precisamente por não termos instruções tão detalhadas que temos tanta dificuldade de remontar espetáculos em outros palcos. O objetivo desse estudo é justamente apresentar esse método de documentar a luz em cada projeto e ensinar como fazê-lo. Dessa maneira além do documento técnico, teremos também uma memória da iluminação dos espetáculos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, pois visa gerar conhecimento para aplicação prática, dirigidos a solução de problemas específicos. Utilizando os métodos de pesquisa bibliográfica e documental.
-
Mostrar Abstract
-
The object of this research project is to present the systematization of scenic lighting projects. The main idea is to present a systematization method that can have a documentary language and that can be reproduced for each show. Having precise and technical instructions in a language that translates the creative processes of the lighting designers as faithfully as possible. There is an English term for this technique of systematizing the light of shows, “drawing package”. This document is produced by the lighting designer throughout the production process. It translates the art hidden in the designer's head into a real, understandable and palpable set of technical instructions. The package contains several other different types of documents that together tell the entire historical process of a project. In my 40 years of career as a designer, I have never had access to this type of document, nor have I produced it myself for my shows. It's precisely because we don't have such detailed instructions that we have so much difficulty re-creating shows on other stages. he objective of this study is precisely to present this method of documenting light in each project and teach how to do it. In this way, in addition to the technical document, we will also have a memory of the lighting of shows. This is qualitative research, of an applied nature, as it aims to generate knowledge for practical application, aimed at solving specific problems. Using bibliographic and documentary research methods
|
|
12
|
-
LISSANDRA PATRICIA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
-
DANÇA AFROREFERENCIADA NA ESCOLA PÚBLICA: PELO RECONHECIMENTO DO CORPO NEGRO NA INFÂNCIA
-
Orientador : ANTRIFO RIBEIRO SANCHES NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTRIFO RIBEIRO SANCHES NETO
-
FERNANDO MARQUES CAMARGO FERRAZ
-
Régia Mabel da Silva Freitas
-
Data: 05/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O projeto de pesquisa intitulado “Dança Afrorreferenciada na Escola Pública: pelo reconhecimento do corpo negro na infância” busca ressignificar e fortalecer a autoestima dos estudantes das séries finais do fundamental I, 4º e 5º ano, através da valorização da cultura negra, do sentimento de pertencimento, de direitos, da formação cultural e humana e da luta contra o racismo. Busca desenvolver práticas que estimulem o amor próprio e reconhecimentos de si e do corpo negro na infância dos alunos da educação básica de ensino através da dança, de palestras e reflexões de nossas raízes históricas com maior aceitação da sua cor, possibilitando vivências onde a criança negra se enxergue de forma potente, descontruindo assim, a ideia de história única que nos foi contada sobre nossa ancestralidade negra. O projeto foi desenvolvido na escola Municipal Lélis Piedade situada na comunidade de Cosme de Farias em Salvador - Bahia. As atividades ocorreram uma vez por semana durante o período contido entre os meses de setembro a dezembro de 2021, finalizando com a mostra de um guia Orí-entado intitulado “Mulheres Referências Negras na Dança em Salvador-Bahia”.
-
Mostrar Abstract
-
The research project entitled “Afro-referenced Dance in Public School: for the recognition of the black body in childhood” seeks to re-signify and strengthen the self-esteem of students in the final grades of fundamental I, 4th and 5th grade, through the appreciation of black culture, the feeling of belonging, rights, cultural and human formation and the fight against racism. It seeks to develop practices that encourage self-love and self-recognition and the black body in these students' childhood, through dance, lectures and reflections on our historical roots with greater acceptance of their color, enabling experiences where the black child sees himself in a different way potent, thus deconstructing the idea of a unique story that was told to us about our black ancestry. The project was developed at the Municipal School Lélis Piedade located in the community of Cosme de Farias in Salvador - Bahia. The activities took place once a week during the period between the months of September and December 2021, ending with the exhibition of an Orí-entado Guide entitled “Women Black References in Dance in Salvador-Bahia”.
|
|
13
|
-
AGNALDO SOUSA FONSÊCA
-
DANÇA (ARTE) – EDUCAÇÃO E CULTURA LOCAL: ENCRUZILHADAS ARTÍSTICOPEDAGÓGICAS DE UM CORPOTERRITÓRIO IMPLICADO
-
Orientador : AMELIA VITORIA DE SOUZA CONRADO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMELIA VITORIA DE SOUZA CONRADO
-
FERNANDO MARQUES CAMARGO FERRAZ
-
PEDRO RODOLPHO JUNGERS ABIB
-
Data: 12/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esse trabalho de conclusão de curso do Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança – PRODAN (UFBA) corresponde a uma compilação de três trabalhos resultantes dos estudos e pesquisa no período do curso. Estes se tecem a partir da linha de pesquisa 2: Processos pedagógicos, mediações e gestão educacional em dança, e a pesquisa em sua temática tratou das ações e atuações artísticopedagógicas de Agnaldo Fonsêca numa escola da rede municipal de educação pública de Salvador e em contextos de formação e criação em dança. Experiências as quais o implicaram enquanto uma pessoa pesquisadora preta, periférica, soteropolitana, artista da dança, pedagogo, arte-educador e mediador de danças afro-brasileiras. E o trabalho está organizado da seguinte forma; Cruzo 1: Memorial, onde a partir do título criado – “Memorial Gum: encruzilhadas de um corpoterritório implicado” – apresenta os capítulos nomeados por vocábulos afrorreferenciados e, inicia com uma breve apresentação sobre o conteúdo e marco teórico do memorial, em seguida as considerações iniciais, as argumentações dos conteúdos das principais produções textuais geradas e publicadas, as práticas artísticopedagógicas em dança experienciadas, as participações em eventos acadêmicos e socioculturais, as considerações finais e as referências bibliográficas; Cruzo 2: Artigo, uma produção textual de título – “Ogunhê! Encruzes da dança numa escola pública soteropolitana: uma insurgente experiência artística-educativa decolonial”, onde descreve e discute sobre a sistematização de uma experiência artística-educativa em dança insurgente e decolonial, realizada na Escola Municipal Dorival Caymmi, no ano de 2017, localizada em Itapuã, Salvador – BA; Cruzo 3: Caderno Didático Docente, um material didático de título – “Caderno Gum de Dança: proposições artísticopedagógicas decoloniais” para o ensino fundamental, e por sua perspectiva decolonial de ensino-aprendizagem se constitui a partir de encruzes do ser e do saber cultural, artístico, pedagógico e metodológico que dão sustentação as estratégias que possibilitam a configuração da estética de dança a ser desenvolvida, e nomeada de “Danças Gum”. E o trabalho finaliza com as considerações.
-
Mostrar Abstract
-
This final paper of the Professional Post-graduation Program in Dance - PRODAN (UFBA) corresponds to a compilation of three studies and research during the course period. They are built from the research line 2: Pedagogical processes, mediations and educational management in dance, and the research topic was based on Agnaldo Fonsêca’s actions and artistic-pedagogical performances in a municipal public school from Salvador in a training and creation context in dance. These experiments implicated him as a black, peripheral, Soteropolitan researcher, dance artist, pedagogue, art educator and mediator of Afro-Brazilian dances. The paper is organized as follows: Crossroad 1 – Memorial, that has the following title: “Gum Memorial: crossroads of an implicated body-territory” – the chapters are named with Afro-referenced terms and the memorial has a brief overview about its content and theoretical framework, followed by the opening remarks, the content arguments of the main generated and published textual productions, the artistic-pedagogical practices in dance, the participations in academic and sociocultural events, the final remarks and the bibliography. Crossroad 2 - Article, named: “Ogunhê! The Crossroads of dance in a public school from Salvador-Bahia: an insurgent decolonial artistic-educational experience”; it describes and discuss the systematization of the artistic-educational experience in dance, insurgent and decolonial, developed at Dorival Caymmi Municipal School in 2017, in Itapuã, Salvador – BA. Crossroad 3 - Didactic Textbook for Teachers, named: “Gum Textbook of Dance: decolonial artistic-pedagogical proposals”. It is intended for elementary education and because of its decolonial perspective of teaching-learning it is constituted from the crossroads of the self and the cultural, artistic, pedagogical and methodological knowledge which give support to strategies that will enable the configuration of dance aesthetics to be developed and named “Gum Dances ”. The paper concludes with the final remarks.
|
|
14
|
-
Simone Lisete Santos Gomes
-
ISADORA VESTE FARDA NA ESCOLA PÚBLICA: CRIANÇAS LIVRES PARA DANÇAR
-
Orientador : LENIRA PERAL RENGEL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LENIRA PERAL RENGEL
-
ANA ELISABETH SIMOES BRANDAO
-
GISELE KLIEMANN
-
Data: 14/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como finalidade pensar em possibilidades de uma dança para escola pública, enfatizando especificamente os anos iniciais do ensino fundamental, a partir de aspectos do legado de Isadora Duncan. Isadora, como é majoritariamente chamada, marcou muito fortemente a Dança por, entre suas inovações, ser considerada uma libertadora das amarras dos corpos, como os espartilhos e sapatilhas, por exemplo. Essa fase da aprendizagem precisa, com urgência, ser conduzida para uma educação sobre valores, respeito, o cuidado consigo mesmo e o cuidado com o outro (FOUCAULT, 1984). Necessita também atuar para a compreensão da grande relevância da questão antirracista (RIBEIRO, 2019), algo que deve permear todas as relações, assim como desenvolver a conscientização sobre a questão ambiental, atentando para a natureza como princípio da vida, conforme defende o ambientalista Ailton Krenak (2019). Um intuito é refletir, analisar, propor o que seria mais apropriado em termos de técnica de dança, em que a própria concepção desse dançar mova fatores tais como o cuidado com a natureza e com o outro e o respeito e estejam inseridos na condução de uma dança reflexiva. Tenho buscado e formulado argumentos para discernir essas questões e que sensações um traje, o vestir, para dança pode expressar no movimento e no momento do dançar (ECO, 1982). Para abordar o respeito que vem impregnado pela cultura, ambiente e genética das crianças, Steven Pinker (2004) é referência e para tratar do uso de metáforas durante as aulas de dança, Lenira Rengel (2007) referencia essa noção com a proposta de procedimento metafórico do corpo. Como procedimentos metodológicos, utilizamos dinâmicas de vivências, jogos com ritmos variados, material audiovisual com ambientes da natureza assim como improvisações em contato com a natureza, construções de mandalas para percepção da estética e a essência da aula da Técnica de Isadora Duncan (KURTH, 2004). Neste estudo, o uso da farda é abordado como forma de empoderamento, de pertencimento ao lugar que educa, emancipa. Por isso a ideia de “Isadora veste farda”, ou seja, as crianças não vão vestir túnicas (veste associada à dançarina Isadora Duncan) e sim “Isadora” é quem veste a farda.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to think about dance possibilities for public schools, specifically emphasizing the early years of elementary school, based on aspects of Isadora Duncan's legacy. Isadora, as she is mostly called, had a very strong impact on Dance because, among her innovations, she was considered a liberator from the constraints of bodies, such as corsets and ballet shoes, for example. This learning phase urgently needs to be conducted towards an education on values, respect, care for oneself, and care for others (FOUCAULT, 1984). It also needs to act and to understand the great relevance of the anti-racist issue (RIBEIRO, 2019), something that must permeate all relationships, as well as to develop awareness of the environmental issue, paying attention to nature as a principle of life, as advocated by environmentalist Ailton Krenak (2019). One purpose is to reflect, analyze, and propose what would be most appropriate in terms of dance technique, in which the very conception of this dance moves factors such as care and respect, for nature and for others, and it is inserted in the conduction of a reflective dance. This research has sought and formulated arguments to discern these issues and what sensations a costume or “dressing for dance” can express in the movement and moment of dancing (ECO, 1982). To address the respect that is impregnated by the culture, environment, and genetics of children, Steven Pinker (2004) is a reference. In order to address the use of metaphors during dance classes, Lenira Rengel (2007) references this notion with the proposal of a metaphorical procedure of the body. As methodological procedures, it used dynamics of experiences, games with varied rhythms, audiovisual material with environments of nature, as well as improvisations in contact with nature, constructions of mandalas for the perception of aesthetics, and the essence of the class of the Technique of Isadora Duncan (KURTH, 2004). In this study, the use of the uniform is approached as a form of empowerment, of belonging to the place that educates and emancipates. Hence the idea of “Isadora wears a uniform”, that is, the children will not wear tunics (a garment associated with the dancer Isadora Duncan), but “Isadora” is the one who wears the uniform.
|
|
15
|
-
CLAUDIA MARQUES AUHAREK
-
PISTAS PARA UMA ANATOMIA EXPERIENCIAL: ESTUDOS ANATÔMICOS INTEGRADOS AO MOVIMENTO
-
Orientador : BEATRIZ ADEODATO ALVES DE SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIANA CARVALHO FRANCO DA SILVEIRA
-
ANA ELISABETH SIMOES BRANDAO
-
BEATRIZ ADEODATO ALVES DE SOUZA
-
Data: 15/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Trabalho de conclusão do mestrado profissional em Dança que tem como principal produção o material didático em formato de e-book intitulado de “Pistas para uma Anatomia Experiencial”. O material aborda a anatomia a partir de uma perspectiva experiencial propondo que nossa relação com as informações anatômicas esteja focada em aspectos como singularidade e subjetividade. Esse caminho crítico e reflexivo é percorrido através de discussões conceituais, históricas, pedagógicas, metodológicas etc. Junto a isso, o material apresenta um direcionamento editorial que valoriza aspectos experienciais relacionados ao próprio processo de leitura e de relação com o livro. Busca-se assim a elaboração de um livro que incentiva o prazer e o entusiasmo no processo de aprendizagem para uma educação que se constitua como prática de liberdade. O presente trabalho inclui também produções bbiliográficas e um memorial crítico-reflexivo sobre pesquisas e resultados gerados durante o mestrado.
-
Mostrar Abstract
-
This work is the conclusion of the professional master's degree in Dance that has as its main production the didactic material in e-book format called "Pistas para uma Anatomia Experiencial" (Clues to an Experiential Anatomy). The material approaches anatomy from an experiential perspective, proposing that our relationship with anatomical information be focused on aspects such as singularity and subjectivity. This critical and reflective path is covered through conceptual, historical, pedagogical, methodological discussions, etc. Along with this, the material presents an editorial direction that values experiential aspects related to the reading process itself and the relationship with the book. In this way, we seek to create a book that encourages pleasure and enthusiasm in the learning process for an education that is constituted as a practice of freedom. The present work also includes bibliographical productions and a critical-reflective memoir about research and results generated during the master's program.
|
|
16
|
-
ROSE MARY COELHO SANTANA DA SILVA
-
ARTICULAÇÕES EM DANÇA NA CIDADE DE SIMÕES FILHO: FOMENTO, PRODUÇÃO E VISIBILIDADE DE ARTÍSTAS DA DANÇA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR
-
Orientador : LUCAS VALENTIM ROCHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUCAS VALENTIM ROCHA
-
RITA FERREIRA DE AQUINO
-
THIAGO SANTOS DE ASSIS
-
Data: 15/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho reflete sobre as articulações que vêm sendo feitas no município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador, para dar conta de um contexto bastante precário, no que se refere à produção e circulação de trabalhos de dança. Trata da importância do trabalho em grupo para abrir caminhos em terreno árido e buscar respostas dos representantes políticos em esfera municipal, estadual e federal. Neste sentido, se atenta ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Coletivo Arte Metropolitana, grupo responsável por introduzir a necessidade de se pensar em redes colaborativas na cidade de Simões Filho. Esta pesquisa se conclui com a realização de 5 produções: este memorial, que relata o desenvolvimento da pesquisa e alguns passos dados até o momento pelo Coletivo Arte Metropolitana, como forma de registro e produção de memória desse movimento; as produções artísticas, Simões Filho tem Dança! Eu vou te mostrar e Vestígios e o constante movimento Dança Simões Filho; a realização e ampliação do IVº Festival de Dança Arte Metropolitana e do IIº Congresso de Arte e Cultura do Município e dois textos em formato de relatos de experiências.
-
Mostrar Abstract
-
This work reflects on the articulations that have been made in the municipality of Simões Filho, metropolitan region of Salvador, to deal with a very precarious context, regarding the production and circulation of dance works. It deals with the importance of group work to open paths in arid terrain and seek answers from political representatives at municipal, state and federal levels. In this sense, attention is paid to the work being developed by Coletivo Arte Metropolitana, the group responsible for introducing the need to think about collaborative networks in the city of Simões Filho. This research concludes with the realization of 5 productions: this memorial that reports the development of the research and some steps taken so far by Coletivo Arte Metropolitana, as a way of registering and producing memory of this movement; artistic productions, Simões Filho has dance! I will show you and traces and the constant movement Dança Simões Filho; the realization and expansion of the IV Festival de Dança Arte Metropolitana and the II Congress of Art and Culture of the Municipality and two texts in the form of experience reports.
|
|