O TRABALHO DA ASSISTENTE SOCIAL NA CRECHE UFBA
Trabalho profissional. Creche universitária. Educação superior.
A pesquisa teve como objetivo geral analisar o trabalho da assistente social na Creche da Universidade Federal da Bahia, no período compreendido entre 2020 e 2024. Para tanto, os objetivos específicos foram: evidenciar a inserção da assistente social no trabalho coletivo na Creche UFBA; Refletir sobre as requisições profissionais, demandas e respostas profissionais para a assistente social na Creche UFBA; e identificar as condições de trabalho do Serviço Social na Creche UFBA. O embasamento teórico-metodológico se sustenta no materialismo histórico dialético, partindo da realidade para compreender os aspectos e as múltiplas determinações da dinâmica existente entre os fenômenos estudados. A pesquisa é qualitativa, utilizando-se como instrumento investigativo o diário de campo e foi realizada por meio de processo de observação e registro que resultou num esforço de sistematização da experiência profissional, sendo um estudo de caso. Como resultado, observamos que a lógica mercantil e a financeirização da economia atravessam a política de educação, tensionando a efetivação dos direitos sociais de servidoras (es) e estudantes. O cotidiano de trabalho é marcado por reuniões, discussões de caso, orientações, encaminhamentos, articulações com a rede e estudo socioeconômico, como principal requisição. A estrutura física atende em grande parte às normativas, mas ainda apresenta inconformidades, como a falta de acessibilidade e espaço adequado para atendimento no setor psicossocial.