COLONIALIDADE, RACISMO E DINÂMICA UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA: Análises a partir de uma perspectiva antirracista
Racismo. Colonialidade. Universidade. Decolonialidade. Antirracismo.
Este estudo procura discutir a dinâmica universitária no Brasil, a partir de uma postura antirracista, contra-colonial, decolonial. Fundamentado em fontes bibliográficas, seu objetivo geral foi apreender, criticamente, as seguintes questões e temáticas: colonialidade do poder, do saber e do ser, racismo e universidade brasileira. Aqui, raça e racismo são centrais uma vez que a discussão sobre as relações étnico-raciais é fundamental para a reflexão da questão social no Brasil, país em que as relações sociais são indiscutivelmente racializadas, sendo também crucial problematizar as colonialidades e sua relação com a etnia e raça, o gênero, as sexualidades etc. O trabalho tem como horizonte, fortalecer uma práxis que vai de encontro com as colonialidades produzidas globalmente. Inicialmente, posiciona discussões acerca da colonialidade do poder coexistente no capitalismo, com o desejo de contextualizar e decolonizar processos históricos. Em seguida, aborda as categorias de raça e racismo, com base em autoras e autores das Ciências Sociais e Humanidades e da área do Serviço Social. Por fim, busca evidenciar questões acerca da realidade concreta da universidade brasileira, bem como apresentar reflexões sobre os lugares e não lugares dos corpos-vozes não brancos no contexto do ensino superior público. Com base em leituras, análises e observações participativas, foi possível analisar o conjunto de questões acerca da produção de colonialidades e seus efeitos sobre experiências negras, indígenas e quilombolas diante do racismo acadêmico e da branquitude presentes no interior da universidade, que também passa por arranjos liberais. Identificou-se, ainda, que mesmo com os dispositivos coloniais e racistas vigentes, é real a criação e disputa de narrativas, epistemologias e práticas de resistência conduzidas por grupos não brancos no contexto da universidade contemporânea.