A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS/AS PROFESSORES/AS SUBSTITUTOS/AS DOS CURSOS IMPLEMENTADOS A PARTIR DO REUNI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Precarização do trabalho – REUNI. Docente Substituto(a). Ensino Superior
Este estudo tem o intuito de analisar o processo de trabalho docente no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), tendo como sujeito principal os (as) docentes substitutos (as) dos cursos implementados a partir do REUNI na Universidade Federal da Bahia. Partimos das considerações sobre as transformações do trabalho no capitalismo contemporâneo, que tem no centro da sua dinâmica a precarização social do trabalho em todas as atividades, tanto no setor privado como no público e, considerando o processo de hegemonia neoliberal que tem reconfigurado o trabalho e as formas de inserção no serviço público, buscaremos problematizar a forma como os docentes substitutos(as) dos cursos implementados a partir do REUNI na UFBA estão inseridos(as) nesse contexto, bem como os desafios que são postos a esses docentes substitutos. Buscamos, sobretudo, compreender como essas modificações do mundo do trabalho e a forma de contratação de curto período (marcada por grandes demandas de trabalho) impactam nas condições de trabalho e na vida dos docentes substitutos, considerando alguns fatores como: carreira, jornada, organização do trabalho, reconhecimento, entre outros pertinentes ao tema. A fundamentação teórica desta pesquisa foi realizada a partir de estudos sobre sobre acumulação flexível, precarização do trabalho, neoliberalismo e seus desdobramentos nas universidades e nas condições de trabalho dos (as) docentes substitutos (as) nas IES. Para isso, o procedimento técnico de pesquisa se baseou no estudo bibliográfico e documental e utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista aplicada aos sujeitos (docentes substitutos (as) dos cursos oriundos do REUNI na UFBA.