PPGSS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS) INSTITUTO DE PSICOLOGIA Telefone/Ramal: (71) 99138-6931

Banca de DEFESA: ZILDENI MARTINS DE OLIVEIRA

DISCENTE : ZILDENI MARTINS DE OLIVEIRA
DATA : 01/10/2024
LOCAL: Sala 06 do Pavilhão de Aulas da Federação VI

AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: ingresso e permanência de estudantes negras/os no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica IFBAIANO Campus CATU

ações afirmativas; educação profissional; permanência estudantil; desigualdade racial; decolonialidade

Este estudo investiga as políticas de ações afirmativas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IF Baiano - Campus Catu. O objetivo é analisar os efeitos dessas políticas para o ingresso e permanência de estudantes negras/os, destacando as tensões e disputas raciais presentes na academia. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, com análise documental, levantamento bibliográfico e entrevistas com estudantes. Os resultados indicam que as ações afirmativas, embora garantam o ingresso de estudantes negras/os, enfrentam barreiras significativas para assegurar a permanência material e simbólica desses sujeitos. A pesquisa conclui que a garantia de condições materiais e o processo de decolonialidade epistêmica é necessário para transformar a academia em um espaço verdadeiramente inclusivo e plural.

Presidente - 2254996 - ANGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO
Externa à Instituição - BARBARA TEREZINHA SEPÚLVEDA BARROS