AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: ingresso e permanência de estudantes negras/os no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica IFBAIANO Campus CATU
ações afirmativas; educação profissional; permanência estudantil; desigualdade racial; decolonialidade
Este estudo investiga as políticas de ações afirmativas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IF Baiano - Campus Catu. O objetivo é analisar os efeitos dessas políticas para o ingresso e permanência de estudantes negras/os, destacando as tensões e disputas raciais presentes na academia. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, com análise documental, levantamento bibliográfico e entrevistas com estudantes. Os resultados indicam que as ações afirmativas, embora garantam o ingresso de estudantes negras/os, enfrentam barreiras significativas para assegurar a permanência material e simbólica desses sujeitos. A pesquisa conclui que a garantia de condições materiais e o processo de decolonialidade epistêmica é necessário para transformar a academia em um espaço verdadeiramente inclusivo e plural.