PPGSS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS) INSTITUTO DE PSICOLOGIA Telefone/Ramal: (71) 99138-6931

Banca de DEFESA: JAMILE SANTOS BRITO

DISCENTE : JAMILE SANTOS BRITO
DATA : 04/10/2024
LOCAL: Casa amarela - ao lado do Pavilhão de Aulas da Federação VI

O ESTADO DA ARTE: a questão racial em dissertações, teses e projetos de pesquisa dos Programas de pós-graduação da PUC-Rio, PUC-SP, UFBA e UFRB

Serviço Social. Questão racial. Decolonialidade. Formação em Serviço Social

Este estudo se integra à linha de pesquisa “Questão Social e Diversidade Humana” do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (PPGSS-UFBA), com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), tendo por objetivo analisar a produção cientifica das dissertações e teses produzidas no período 2000 a 2022 e principais temáticas abordadas nos projetos de pesquisa ativos nos PPGSS/ PUC-RIO, PPGSS/PUC-SP, PPGSS/UFBA E POSTERR/ UFRB para sistematizar a incidência das epistemologias decoloniais no que tange ao debate racial nas produções acadêmicas. Consideramos que a produção de conhecimento, no cerne das cátedras acadêmicas, hegemonicamente eurocêntrico, e a analise da realidade social adotando o campo epistemológico ecoado pelas vozes do Sul Global pode contribuir para romper com os modelos impostos pelo sistema colonialista. Diante isso, nos propomos a realizar um debate sobre a luz das epistemologias decoloniais, com o estudo dos assuntos inerentes a colonialidade do poder, do saber e do ser. Trata-se de um projeto que propõe refletir novos olhares sobre o pensamento cientifico, uma vez que busca romper o pensamento eurocêntrico conservador. O presente trabalho terá um caráter qualitativo e quantitativo. Realizamos uma revisão de literatura de modo a aprofundar os conhecimentos sobre o objeto de pesquisa. Por meio de documental em dissertações e teses e principais temáticas abordadas nos projetos de pesquisa ativos nos PPGSS/ PUC-RIO, PPGSS/PUC-SP, PPGSS/UFBA E POSTERR/ UFRB, com o intuito de realizar estado da arte. Para o processamento de dados das teses e dissertações utilizamos a metodologia de nuvem de palavras em que as palavras são organizadas de modo que o termo mais frequente se destaca facilmente. Entendemos que a construção de uma nova ordem societária na profissão, deve-se engajar para compreender e combater o racismo no seu cotidiano, e este movimento deve iniciar nas provocações já na graduação por meio das iniciações científicas. Ademais, o estudo aponta que é preciso descolonizar os saberes eurocentrados de modo a reconstruir novas epistemes que possibilitem para dar suporte a novas produções de conhecimentos.

Externa à Instituição - BARBARA TEREZINHA SEPÚLVEDA BARROS
Presidente - 2254996 - ANGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO