POESIA NEGRA E LETRAMENTO RACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS DE LEITURA DECOLONIAIS NA ESCOLA DO CAMPO
Poesia Negra. Letramento racial. Leituras Decoloniais. Antirracismo
O presente Memorial enfatiza a importância da poesia negra e do letramento racial no Ensino Fundamental II, especialmente em escolas do campo. O objetivo principal é desenvolver uma consciência crítica e inclusiva, desconstruindo narrativas hegemônicas e valorizando a cultura afrobrasileira, contribuindo para a emancipação dos alunos. A pesquisa propõe um olhar inovador sobre a diversidade cultural brasileira, discutindo a decolonização do currículo como parte de um movimento que desafia as narrativas dominantes. Diante disso, questiona-se: como a leitura crítica de poesia negra pode contribuir para o letramento racial e a valorização das identidades negras de estudantes do 9º ano nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura em uma escola do campo? O estudo será desenvolvido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo. Os objetivos específicos incluem: desenvolver o letramento racial, compreendendo o racismo como uma construção histórica e social presente na linguagem, na literatura e na escola; promover a educação decolonial com base nas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, com foco na propagação da educação antirracista por meio linguístico e da poesia negra; e criar um Diário de Leitura Poética como produto educativo do projeto. O letramento racial é abordado como forma de desenvolver crítica social sobre questões raciais, estimulando discussões sobre racismo e identidade. As práticas de leitura decoloniais incentivam a escolha de textos que valorizem a cultura afro-brasileira e promovam a expressão poética dos alunos. A metodologia empregada segue as contribuições da pesquisa-ação de cunho etnográfico, embasada em Thiollent (2011). Espera-se como resultado um ambiente em que a educação para a diversidade seja possível, e, como fruto da pesquisa, será desenvolvido um produto educacional poético, com auxílio dos alunos, que servirá como material consultivo para futuras pesquisas e recurso para a valorização das culturas locais na educação.