Banca de DEFESA: HERACLIA MARIA MARINHO ROCHA PORTELA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HERACLIA MARIA MARINHO ROCHA PORTELA
DATA : 09/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

PROCESSOS FONOLÓGICOS NA ESCRITA ESCOLAR


PALAVRAS-CHAVES:

Variação linguística. Processos fonológicos. Consciência fonológica. Oralidade. Letramento. 


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Este memorial acadêmico se propõe a apresentar as relações que os estudantes dos anos finais do ensino fundamental estabelecem entre o conhecimento fonético/fonológico e o sistema gráfico. As pesquisas sobre a aprendizagem da escrita, no Ensino Fundamental, são mais recorrentes nos anos iniciais, e, por isso, faz-se necessário a extensão desses estudos para os anos finais, devido a presença de processos fonológicos na grafia de palavras também neste período, em que a utilização desses processos na escrita já não seria mais necessária, pressupondo que estes estudantes tiveram contato com sistema ortográfico vigente. Assim sendo, o presente estudo busca investigar as possíveis causas do surgimento desses processos fonológicos, com foco no processo fonológico mais recorrente na escrita dos alunos que se encontram no 9º ano do Ensino Fundamental, e, assim, propor intervenções através de atividades pedagógicas, que proporcionem a reflexão sobre a adequação da grafia. Vale lembrar que ensinar o sistema ortográfico aos alunos do Ensino Fundamental é um grande desafio, pois a variação de prestígio compreende uma construção ideológica que tem motivações históricas, políticas, econômica (Kailer, 2023, p.184), que perpetua a estratificação do ensino de Língua Portuguesa. Este desafio encontra-se entre a variação linguística que o aluno traz consigo e o ensino normativo que a escola se propõe a trabalhar. Para construirmos uma reflexão sobre o ensino da ortografia, pautada em conhecimento fonético/fonológico, tomamos como pressupostos teóricos os trabalhos de 2007), Pacheco (2023), Silva (2020), Seara e Lazzarotto-Volcão (2011, 2015), Porto e Chaves (2009) e Soares (2020). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, conforme o Parecer Consubstanciado CAAE: 79513624.1.0000.80535, e seguiu todas as suas diretrizes. Com este trabalho, busca-se contribuir para o aprimoramento da escrita dos estudantes, promovendo uma abordagem que respeite a diversidade linguística e combata preconceitos no ambiente escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1939660 - ANDRE PEDRO DA SILVA
Interna - 1862916 - FERNANDA MARIA ALMEIDA DOS SANTOS
Externo à Instituição - LEÔNIDAS JOSÉ DA SILVA JUNIOR - UFPB
Notícia cadastrada em: 03/07/2025 19:01
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