De leitura em leitura: uma reflexão sobre a compreensão leitora no Ensino Fundamental II
Leitura. Compreensão leitora. Ensino Fundamental II. Literatura.
Este memorial de formação apresenta um relato reflexivo sobre minha trajetória como discente, docente e pesquisadora na área do ensino de literatura, além de propor um projeto de intervenção voltado para a identificação e superação das dificuldades de leitura e compreensão textual das/os alunas/os do 7º ano da Escola Pública Dr. João de Oliveira Campos, situada no município de Riachão do Jacuípe, Bahia. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa de caráter experimental, na qual as/os estudantes participam ativamente das atividades desenvolvidas em sala de aula. Os dados obtidos a partir das interações e observações foram analisados e utilizados para a elaboração e implementação de oficinas de leitura, estruturadas de forma a estimular a fluência, a interpretação e a reflexão crítica sobre os textos. O referencial teórico fundamenta-se em Koch (2015), Kleiman (2013, 2016) e Solé (1998), cujos estudos ressaltam a importância da leitura para a produção de sentido, a partir da compreensão dos elementos linguísticos e da organização textual, bem como da ativação do conhecimento prévio e do uso de estratégias de leitura. Além dessas autoras, a pesquisa dialoga com contribuições de Soares (1989), Cosson (2023), Silva (2009), Freire (1987), entre outros, ampliando a discussão sobre a formação de leitoras/es críticas/os e autônomas/os. Observou-se após a realização da intervenção, o aprimoramento das habilidades de leitura e interpretação, fortalecendo a autonomia leitora e ampliando a relação das/os discentes com os textos.