Memorial de Formação
Habilidade escritora, sequência didática, Memórias Literárias.
O presente trabalho consiste em um Memorial de Formação apresentado ao Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal da Bahia (PROFLETRAS/UFBA). O texto está dividido em duas partes principais: a primeira parte é composta pelo relato de meu percurso formativo, assim como pela reflexão acerca desse caminhar. A segunda parte versa sobre o desenvolvimento do projeto de intervenção intitulado “Do som à escrita: estratégias para aperfeiçoar a habilidade escritora”, a ser desenvolvido na turma 8oB da Escola Municipal da Palestina. Esse projeto de intervenção foi idealizado a partir da percepção das dificuldades apresentadas por grande parte dos estudantes na realização de produções textuais. Assim, com o objetivo de propiciar situações pedagógicas que possibilitem o aperfeiçoamento da habilidade escritora, este projeto propõe a realização de uma sequência didática com o objetivo de promover a apropriação do gênero Memórias Literárias e, como consequência, a ampliação da habilidade escritora.