Banca de QUALIFICAÇÃO: HERACLIA MARIA MARINHO ROCHA PORTELA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HERACLIA MARIA MARINHO ROCHA PORTELA
DATA : 30/08/2024
LOCAL: Banca virtual

PROCESSOS FONOLÓGICOS NA ESCRITA ESCOLAR

Variação linguística. Processos fonológicos. Consciência fonológica. Oralidade. Letramento.

Este estudo se propõe a observar as relações que os estudantes dos anos finais do ensino fundamental estabelecem entre o conhecimento fonético fonológico e o sistema gráfico. As pesquisas sobre a aprendizagem da escrita, no Ensino Fundamental, são mais recorrentes nos anos iniciais, e, por isso, faz-se necessário a extensão desses estudos para os anos finais, devido a presença de processos fonológicos na grafia de palavras também neste período, em que a utilização desses processos na escrita já não seria mais necessária, pressupondo que estes estudantes tiveram contato com sistema ortográfico vigente. Assim sendo, o presente estudo busca investigar as possíveis causas do surgimento desses processos fonológicos, com foco nos três processos fonológicos mais recorrentes na escrita de alunos que se encontram no 9º ano do Ensino Fundamental, e, assim, propor intervenções através de atividades pedagógicas, que proporcionem a reflexão sobre a adequação da grafia. Vale lembrar que ensinar o sistema ortográfico aos alunos do Ensino Fundamental é um grande desafio, pois ainda há um olhar, do professor, voltado para valorização do erro e este desafio encontra-se entre a variação linguística que o aluno traz consigo e o ensino normativo que a escola se propõe a trabalhar. Para tanto, tomamos como pressupostos teóricos os trabalhos de Cagliari (2002), Callou, Moraes e Leite (1998), Faraco (2006), Hora (2017), Martins, Vieira e Tavares (2014), Miranda (2010), Mollica (2003) e Tasca (2002). O corpus dessa pesquisa se constituirá a partir de uma produção textual de uma carta em ambiente escolar, tomando por base o método de escrita livre e consecutiva análise quantitativa desses dados. Essa pesquisa teve o respaldo do Comitê de Ética da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, sendo autorizado por meio do Parecer Consubstanciado CAAE: 79513624.1.0000.80535, seguindo todas as suas prerrogativas. Assim, buscaremos, com este trabalho, promover o aprimoramento da escrita, abandonando os preconceitos linguísticos que circulam nas salas de aula.

Presidente - 1939660 - ANDRE PEDRO DA SILVA
Interna - 1862916 - FERNANDA MARIA ALMEIDA DOS SANTOS