Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIVÂNIA GOMES DE OLIVEIRA REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIVÂNIA GOMES DE OLIVEIRA REIS
DATA : 23/08/2024
HORA: 16:00
LOCAL: On line
TÍTULO:

LEITURAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES HUMANIZADOS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Fundamental II; formação de leitores; humanização; desenvolvimento pessoal.


PÁGINAS: 36
RESUMO:

Considerando que a literatura é uma arte que vai além do entretenimento: ensina a viver e promove a humanização através do cultivo da compaixão e da compreensão do outro e do mundo, este memorial de formação explora, através dos conceitos de Cosson (2022), Dalvi (2021), Lajolo (2001), entre outros, a importância da leitura/literatura na educação e a conexão que deve ser estabelecida com os alunos por meio das narrativas. Além do caráter memorialístico acerca do percurso formativo, este trabalho inclui informações sobre o projeto a ser desenvolvido em uma turma do 9º ano da rede pública do município de Jacobina, intitulado “Leituração: experiências literárias no ensino fundamental II para a formação de leitores humanizados”. O projeto surgiu da dificuldade em formar leitores literários no Ensino Fundamental II da rede pública e, consequentemente, do pouco impacto que a literatura tem causado na vida dos estudantes. Com o objetivo de encontrar caminhos, estratégias eficazes e textos literários que possibilitem a formação de leitores e seu processo de humanização, planejamos trabalhar com oficinas dinâmicas e participativas. Estas oficinas visam promover a reflexão, a interação social e o desenvolvimento pessoal dos alunos e esperamos, com o resultado desta pesquisa, contribuições positivas no comportamento leitor e desenvolvimento pessoal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1578224 - SIMONE SOUZA DE ASSUMPCAO
Interno - 1656905 - MARCIO RICARDO COELHO MUNIZ
Externo à Instituição - Henrique Silvestre Soares
Notícia cadastrada em: 21/08/2024 15:31
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA