LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DOS PERSONAGENS NEGROS NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Palavras-chave: literatura infanto-juvenil; personagens negros; praticas de leitura
O projeto de pesquisa LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DOS PERSONAGENS NEGROS NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL tem como foco propor práticas de leitura com o intuito de que os estudantes se interessem pela leitura literária a partir de narrativas infanto-juvenis protagonizadas por personagens negros. Neste projeto trabalharemos com obras literárias disponibilizadas pelo acervo da escola, com livros que fazem parte das ações afirmativas do município de Camaçari. Para tanto, usaremos o caminho da abordagem qualitativo de caráter intervencionista a fim de criar estratégias leitoras no ambiente de sala de aula e assim possibilitar que os estudantes tenham mais acesso aos livros em foco. As ações didáticas serão aplicadas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola da rede pública do município de Camaçari-Bahia. No que tange ao embasamento teórico será apoiado em postulados de Cuti (2010), Evaristo (2006), Munanga ( 2000), Oliveira (2010), Fonseca (2006), dentre outros. Espera-se que ao final desta proposta de intervenção os estudantes possam ter desenvolvido possibilidades para leitura literária negra.