Banca de QUALIFICAÇÃO: VERONICA MORAIS VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VERONICA MORAIS VIEIRA
DATA : 30/08/2024
LOCAL: remoto - Ufba

Palavras-chave: literatura infanto-juvenil; personagens negros; praticas de leitura

O projeto de pesquisa  LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA:  A IMPORTÂNCIA DOS PERSONAGENS NEGROS NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL tem como foco propor  práticas de leitura com o intuito de que os estudantes se interessem pela leitura literária a partir de narrativas infanto-juvenis protagonizadas por personagens negros. Neste projeto trabalharemos com obras literárias disponibilizadas pelo acervo da escola, com livros que fazem parte das ações afirmativas do município de Camaçari. Para tanto, usaremos o caminho da abordagem qualitativo de caráter intervencionista a fim de criar estratégias leitoras no ambiente de sala de aula e assim possibilitar que os estudantes tenham mais acesso aos livros em foco. As ações didáticas   serão aplicadas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola da rede pública do município de Camaçari-Bahia. No que tange ao embasamento teórico será apoiado em postulados de Cuti (2010),  Evaristo (2006), Munanga ( 2000),  Oliveira (2010), Fonseca (2006), dentre outros. Espera-se que ao final desta proposta de intervenção os estudantes possam ter desenvolvido possibilidades para leitura literária negra.

Presidente - 1818425 - ANA LUCIA SILVA SOUZA
Interna - 2926234 - LAVINIA NEVES DOS SANTOS MATTOS