Banca de QUALIFICAÇÃO: IVONE SOUZA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVONE SOUZA SILVA
DATA : 21/08/2024
LOCAL: On line

De leitura em leitura: uma reflexão sobre a compreensão leitora no Ensino Fundamental II

Leitura. Compreensão leitora. Ensino Fundamental II. Literatura.

Este memorial de formação apresenta um relato e reflexão sobre minha trajetória como discente, docente e pesquisadora na área do ensino de literatura. Apresenta-se também uma proposta de projeto de intervenção que visa a identificar as dificuldades de leitura e compreensão de texto dos alunos do 7º ano da escola pública Dr. João de Oliveira Campos, localizada no município de Riachão do Jacuípe, Bahia. A pesquisa utilizará uma abordagem qualitativa e o método de pesquisa-ação, que envolve a participação colaborativa dos alunos nas atividades práticas em sala de aula. Esses dados serão analisados e utilizados para o planejamento e implementação da intervenção, no formato de oficinas de leitura, objetivando aprimorar a competência leitora dos estudantes. O estudo tem como basesteóricas obras de Koch (2002, 2009, 2011, 2015), Kleiman (2013, 2016) e Solé (1998), autoras que destacam a importância da leitura na produção de sentido, por meio da compreensão dos elementos linguísticos e da organização textual. Essa compreensão é alcançada pela interação com outros textos e contextos, pela ativação do conhecimento prévio e pelo ensino de estratégias para compreensão textual. Além dessas estudiosas, outros autores contribuem para o estudo, como Thiollent (2008), Soares (1999), Cosson (2023), Silva (2009), Corrêa (2017). Almeja-se que, após a realização da intervenção, seja possível ampliar a competência leitora dos participantes.

Presidente - 1656905 - MARCIO RICARDO COELHO MUNIZ
Interna - 1578224 - SIMONE SOUZA DE ASSUMPCAO