Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO CORREIA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO CORREIA ALVES
DATA : 18/07/2024
LOCAL: Sala de Defesas da Pós-Graduação - ILUFBA

COM QUE LÍNGUA EU VOU? UMA PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DO GÊNERO ENTREVISTA PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM AUXÍLIO DA FERRAMENTA DIGITAL PODCAST

oralidade; entrevista; variação linguística; preconceito linguístico; podcast.

O presente texto, a ser apresentado ao Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UFBA como requisito para obtenção do título de Mestre em Letras, consiste em um memorial acadêmico no qual relato minhas memórias como estudante e como professor-pesquisador do referido programa. Nele também apresento uma proposta de intervenção que será aplicada em uma turma de nono ano de uma escola municipal de Salvador-BA, onde atuo como docente. Tal proposta, entitulada “Com que língua eu vou? uma proposta de ensino por meio do gênero entrevista para alunos dos anos finais do ensino fundamental com auxílio da ferramenta digital podcast”, objetiva analisar como o trabalho com gêneros textuais orais pode desenvolver a competência comunicativa do aluno em diversos contextos sociais, do informal ao mais formal, combatendo o preconceito linguístico e promovendo a inclusão social. A proposta supracitada baseia-se em autores como Antunes (2003) e Marchuschi (2001), que me ajudam a destacar a importância de se trabalhar com gêneros orais em sala de aula, e em Bagno (1999) e Freire (1997), para pensar sobre uma aprendizagem em Língua portuguesa inclusiva, libertadora e crítica. A pesquisa em foco justifica-se pela necessidade de se dar mais espaço para o trabalho com os gêneros orais em sala de aula. Como resultado, espera-se contribuir para que o trabalho com esses gêneros esteja mais prensente nas salas de aula e possibilite a formação de um cidadão capaz de se comunicar em diferentes contextos, promovendo um ensino de Língua Portuguesa mais inclusivo e libertador.

Presidente - 2892935 - ANDREA BEATRIZ HACK DE GOES
Interno - 1939660 - ANDRE PEDRO DA SILVA