Nós por Nós: percepções/reflexões dos professores da EEID na/sobre a pandemia da Covid 19: 2024.
EJA, Pandemia, Professores, Brasil, Reflexão.
A pandemia da Covid-19 evidenciou a necessidade de reflexão sobre a educação pública no Brasil e sobre as situações plurais em que se encontravam docentes e alunos durante o período de restrições sanitárias. Esta pesquisa visou a compreender como os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Estadual deram aula entre os anos de 2020 e 2022, e construir um documento com as práticas e estratégias recomendadas pelos professores. O marco temporal engloba o auge e o arrefecimento das medidas sanitárias no enfrentamento ao SARS-COV-2 no Brasil. A pesquisa é de caráter qualitativo e abordagem participante. Utilizamos, como instrumento de apreensão de dados, entrevistas semiestruturadas, que coaduna com a premissa da apreensão de conhecimentos contextualizados na realidade, demarcando sua implicação social e política. A investigação foi vista como prática formativa e pedagógica pelo pesquisador e participantes. As entrevistas dos professores foram analisadas sob a perspectiva da análise da narrativa de Bastos (2015). As narrativas que foram analisadas também fizeram parte da experiência do pesquisador enquanto professor, na pesquisa. O foco da pesquisa nos professores foi seu ponto forte, também uma de suas limitações, já que não ouviu estudantes e gestão da unidade estudada. No entanto, as investigações a respeito do tema proposto não se encerram nesta dissertação. Que este trabalho científico auxilie professores e pesquisadores a ampliarem seu repertório em relação à Educação de Jovens e Adultos durante a pandemia, e a desenvolverem outras pesquisas e percursos nesse campo ainda carente de estudos.