Banca de DEFESA: ELIENAI DOS SANTOS BARRETO RODRIGUES

DISCENTE : ELIENAI DOS SANTOS BARRETO RODRIGUES
DATA : 25/09/2024
LOCAL: Recurso Remoto

TAGARELICES DE CRIANÇAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma proposta de Círculos Curriculares Formacionais a partir da escuta de crianças em uma instituição pública.

Criança. Escuta. Currículo. Cotidiano. Educação Infantil. Formação Continuada de Professoras

O Projeto de Intervenção, nomeado TAGARELICES DE CRIANÇAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma proposta de Círculos Curriculares Formacionais a partir da escuta de crianças em uma instituição pública, versa sobre o objeto de estudo os sentidos de currículos presentes nas tagarelices das crianças. Para atingir sua finalidade definiu-se como objetivo geral conhecer  os sentidos  de currículos presentes nas tagarelices das crianças no cotidiano de uma pré-escola pública, e como os objetivos específicos: a) conhecer  como as crianças tagarelam currículo no cotidiano de uma pré-escola; b) identificar nas tagarelices das crianças sentidos do currículo produzidosvividos no cotidiano; c) elaborar uma proposta de Círculos Curriculares Formacionais sobre a escuta de crianças no currículo da EI para todas as professoras, as auxiliares de turma, coordenação pedagógica e as gestoras da escola campo da pesquisa. É uma pesquisa de abordagem qualitativa. Tomou-se para campo empírico um grupo de pré-escola (Grupo 5 - (crianças de 5 anos e 11 meses) de uma instituição pública municipal de Educação Infantil de São Francisco do Conde-BA. Foram 12 (doze) crianças, sendo 8 (oito) meninos e 5 (cinco) meninas.  Os dados foram produzidos pela técnica da observação participante sustentada em pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa (auto)biográfica, entendida como forma privilegiada da pesquisa qualitativa com crianças. Para a análise qualitativa das narrativas das crianças utilizou-se o procedimento gradual de redução, chegando-se às sentenças sintéticas, identificando os sentidos chaves que apontaram as categorias de análises. A tessitura teórico-metodológica é fundamentada em concepções e argumentações de autoras(es) que concebem a criança como cidadã de direitos, envolvida de forma ativa no mundo, que dialogam com a pedagogia da infância, a escuta da criança, a sociologia da infância e validam o currículo na Educação Infantil como uma construção cotidiana criado com as crianças. A pesquisa revelou que, em suas tagarelices, as crianças vivenciam e produzem sentidos de currículos elaborados a partir das significações do mundo no qual vivem suas infâncias, articulando quereres, saberes e fazeres  do seu ser  criança. Conclui-se que, cotidianamente, as crianças provocam o currículo a se desarmar da rigidez, frieza e inoperância da prescrição curricular, e o convida a criar trajetórias curriculares onde a escuta das crianças seja eixo de ligação entre elas, o mundo e os conhecimentos formativos na Educação Infantil. Apresenta-se uma proposta inovadora de formação continuada para a escola campo da pesquisa onde as crianças e a escuta de suas vozes são eixos estruturantes do processo formacional.

Interna - 1000225 - MARIA ROSELI GOMES BRITO DE SA
Presidente - 1853904 - MARLENE OLIVEIRA DOS SANTOS