Banca de DEFESA: GABRIELE SAUDE VIANA

DISCENTE : GABRIELE SAUDE VIANA
DATA : 21/05/2024
LOCAL: Recurso Remoto

Acordos de Cooperação como instrumentos democráticos nas práticas educacionais do Instituto Federal do Espírito Santo.

Palavras-chave: Propostas de intervenção. Educação. Acordos de Cooperação. Parcerias com a Administração Pública.

Este trabalho de pesquisa se insere no campo do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), como parte constituinte de conclusão de curso, refere-se a um Projeto de Intervenção acerca da prática de parcerias através dos Acordos de Cooperação no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Tem como objetivo geral, perceber em quais medidas os Acordos de Cooperação atendem aos objetivos de desenvolvimento nas áreas do Ensino, Pesquisa e Extensão, alinhando-se às demandas da Gestão Administrativas no âmbito do Ifes, além de buscar identificar e compreender as principais dificuldades enfrentadas durante o processo de estímulo e desenvolvimento dessas parcerias. A pesquisa bibliográfica explorou a evolução dos cortes orçamentários nas Instituições de ensino, fazendo uma relação com os objetivos institucionais do Ifes e uma análise de como as parcerias, através da cooperação, podem contribuir na superação dos problemas expostos. Esse levantamento bibliográfico também estabeleceu uma base de análise para pesquisa documental, fornecendo uma revisão atualiza da legislação sobre parcerias com a Administração Pública, fornecendo os dados para a análise dos documentos de orientações do Ifes sobre os acordos de cooperação, bem como dos instrumentos de cooperação celebrados pelos campi agrícolas do Ifes entre 2019 e 2023. Através da da aplicação do questionário, realizada com os participantes das parcerias, foram analisadas as percepções e experiências dos envolvidos, revelando uma diversidade de perfis e opiniões. Os resultados obtidos demonstraram a importância dos Acordos de Cooperação para o desenvolvimento das atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa, assim como para os interesses da comunidade externa. No entanto, foram identificadas dificuldades, especialmente relacionadas à falta de instrução e à complexidade na obtenção das legislações que regem as parcerias. Diante dessas constatações, foram propostas estratégias para democratizar os Acordos de Cooperação no Ifes, incluindo a atualização da legislação e dos modelos de parcerias por Acordos de Cooperação e o uso de comunicação interativa para disseminar informações sobre as parcerias. O material orientador elaborado com base nessas sugestões representa um passo importante na direção da democratização das parcerias no Ifes, fornecendo um guia prático e acessível para a aplicação de Acordos de Cooperação. Esta pesquisa contribui para uma mudança na cultura profissional estabelecida, impulsionando uma maior participação e colaboração dos envolvidos no processo de elaboração e implementação das parcerias por Acordos de Cooperação. Espera-se que as sugestões apresentadas possam contribuir para a construção de parcerias mais democráticas, eficazes e alinhadas com os objetivos institucionais do Ifes.

Externa ao Programa - 1321079 - MARCIA DE FREITAS CORDEIRO - nullPresidente - 1915034 - SILVIA MARIA LEITE DE ALMEIDA
Interna - 1923964 - VERONICA DOMINGUES ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 20/05/2024 10:53