PPGASFAR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (PPGASFAR) FACULDADE DE FARMÁCIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RAFAELA FERREIRA SANTOS MARQUES

DISCENTE : RAFAELA FERREIRA SANTOS MARQUES
DATA : 16/07/2024
LOCAL: Plataforma RNP

MODELO FARMACOCINÉTICO POPULACIONAL DO CARBONATO DE LÍTIO EM PACIENTES DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NA CAPITAL BAIANA

lítio; farmacocinética; transtorno bipolar

O lítio é um medicamento considerado como padrão ouro no tratamento de pacientes com transtorno bipolar, no entanto, possui um índice terapêutico estreito e por essa razão necessita de monitoramento terapêutico. E cada vez mais ferramentas farmacocinéticas vem sendo utilizadas para auxiliar na individualização da posologia desses medicamentos. Por tanto, o objetivo desse artigo foi desenvolver um modelo farmacocinético populacional (PopPK) dos pacientes que foram internados no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) e usaram lítio, utilizando as concentrações plasmáticas que foram quantificadas pela própria instituição entre os anos de 2015 e 2016. A coleta de dados retrospectivos nos prontuários dos pacientes foi o ponto de partida para o desenvolvimento do modelo. Seguidos da modelagem farmacocinética populacional  e avaliação do modelo utilizando o software Monolix 2024R1® (Lixoft, Orsay, França). Ao total foram 28 pacientes elegíveis para compor o modelo, totalizando 119 pontos, todas do sexo feminino, com idade variando entre 26 a 78 anos. O modelo de um compartimento foi escolhido para essa população, onde a média populacional da contante de absorção (Ka), volume de distribuição (V/F) e clearance (CL/F) foram 0.92h-1, 2.2L e 10.39L/h, respectivamente. Sendo que, a covariável mais significativa para o clearance do lítio foi o clearance da creatinina, o que corrobora com outros estudos publicados anteriormente. O modelo desenvolvido pode auxiliar na terapia individualizada do lítio, futuramente.

Presidente - 1012812 - FRANCINE JOHANSSON AZEREDO
Interno - 2556460 - PABLO DE MOURA SANTOS