PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: PATRICIA DUARTE SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRICIA DUARTE SILVA
DATA : 05/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: PPEC EP UFBA
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA DE POTENCIAL TOD - TRANSIT ORIENTED DEVELOPMENT: SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO INTEGRADO DO TRANSPORTE E USO DO SOLO EM ÁREAS DE FAVELA E COMUNIDADES URBANAS LATINO-AMERICANAS


PALAVRAS-CHAVES:

Potencial TOD. Transporte público. Favelas e comunidades urbanas. Análise multicritério. SIG.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

O Transit Oriented Development - TOD, ou Desenvolvimento Orientado ao Transporte Público, representa uma abordagem urbana sustentável que visa não apenas reduzir a dependência do transporte individual, mas também promover a densificação e diversificação do uso do solo, privilegiando modos de transporte não motorizados, especialmente no entorno de estações de transporte público de média e alta capacidade. Entretanto, muitas áreas de favela e comunidades urbanas latinoamericanas, apesar da demanda significativa por transporte público de qualidade, frequentemente enfrentam carências de infraestrutura urbana adequada e planejamento territorial. Neste contexto, este estudo propõe avaliar a viabilidade de aplicação da metodologia de Potencial TOD como ferramenta para subsidiar o planejamento integrado do transporte e uso do solo nessas áreas, com o intuito de induzir padrões sustentáveis de mobilidade e desenvolvimento urbano. Utilizando a Análise Multicritério e o geoprocessamento em um Sistema de Informação Geográfica - SIG, foi elaborado um mapa síntese de Potencial TOD para o Subúrbio Ferroviário de Salvador, Bahia. Os resultados obtidos por meio deste mapa possibilitam orientar melhorias para a valorização do solo urbano e o acesso ao transporte público de qualidade, contribuindo significativamente para promover o direito à cidade, a partir de diretrizes de intervenção urbana baseadas no Estatuto da Cidade e nos princípios do TOD. Apesar dos desafios na implementação da abordagem do Transit Oriented Development, devido à falta de políticas governamentais adequadas, este estudo oferece um método consistente para promover aprendizado contínuo no planejamento urbano e estimular futuras pesquisas a fim de preencher lacunas na aplicação do Potencial TOD em favelas e comunidades urbanas


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1859652 - JUAN PEDRO MORENO DELGADO
Interno - 2466669 - MAURO JOSE ALIXANDRINI JUNIOR
Interna - 3362965 - PATRICIA LUSTOSA BRITO
Externo ao Programa - 6282486 - CRISTOVAO DE CASSIO DA TRINDADE DE BRITO - UFBAExterno à Instituição - ANTÔNIO NELSON RODRIGUES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 05/08/2024 08:34
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