PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ADILSON BRITO DE ARRUDA FILHO

DISCENTE : ADILSON BRITO DE ARRUDA FILHO
DATA : 13/08/2024
LOCAL: UFBA/remoto

DESENVOLVIMENTO DE PAINÉIS SANDUÍCHE LEVES COM COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS REFORÇADOS COM TECIDOS VEGETAIS

Compósitos cimentícios. Comportamento mecânico. Abacaxi. Juta.

Esta pesquisa tem como objetivo principal desenvolver Painéis Sanduíche Leves com faces externas em compósitos cimentícios reforçados com tecidos de fibras naturais extraídas da folha do abacaxizeiro e do caule da juta, com núcleo em material leve como Poliestireno Extrudado (XPS), que submetido a diversos ensaios físicos e mecânicos, mostrem-se resistentes aos esforços de compressão, tração e flexão, além de promover durabilidade e conforto térmico. A utilização de tecidos de fibras vegetais na conformação das faces dos painéis sanduíche em compósitos cimentícios, melhora o alinhamento e direcionamento das fibras, elevando o desempenho mecânico dos painéis na direção e sentido dos esforços solicitantes. Os materiais de reforço foram submetidos aos tratamentos de autoclavagem, alcalino e híbrido, para reduzir a absorção de água e a variação dimensional das fibras naturais, melhorando a durabilidade dos compósitos. Para analisar a interface entre a matriz cimentícia e a fibra foram realizados ensaios de arrancamento dos feixes e tecidos de fibras de abacaxi, in natura e tratados, com comprimentos embebidos iguais a 10, 20 e 30 mm. Para reduzir a delaminação que os painéis sanduíche estão sujeitos devido às diferentes propriedades dos materiais empregados no núcleo e na face, esta pesquisa estudou quatro configurações na interface núcleo-face, sendo a configuração com ranhuras em paralelo a que obteve melhor desempenho mecânico.  Também foram moldados painéis variando de 1 a 5 o número de camadas de reforço na face, a fim de analisar a influência do número de camadas de reforço na face sobre o desempenho dos painéis sanduíche. Com os resultados dos ensaios já realizados nas fibras, feixes, tecidos, placas e painéis sanduíche, verifica-se que o tipo de fibra utilizado na confecção do tecido de reforço e o tipo de interface entre o núcleo e as faces dos painéis sanduíche são fatores preponderantes no comportamento, desempenho e no padrão de fissuração dos painéis sanduíche. Assim, espera-se que ao final desta pesquisa Painéis Sanduíche com faces externas em compósitos cimentícios reforçados com tecidos estruturais de fibras vegetais, com núcleo em material leve mostrem comportamento mecânico e térmico adequados para serem utilizadas como elementos estruturais, semiestruturais e de vedação.

Presidente - ***.925.915-** - PAULO ROBERTO LOPES LIMA - UEFS
Interno - 2137887 - CLEBER MARCOS RIBEIRO DIAS