PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CAROLINA DEL PILAR CARVALLO PINTO

DISCENTE : CAROLINA DEL PILAR CARVALLO PINTO
DATA : 17/05/2024

COMPORTAMENTO RESIDUAL DO COMPÓSITO DE GESSO COM FIBRA DE SISAL TRATADOS COM PRODUTO ANTICHAMA EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

Flamabilidade. Sisal. Gesso. Produtos antichamas. Incêndio.

Os materiais de acabamento e revestimento são uma das medidas mais eficientes para a segurança contra incêndio na construção civil, e se tornam cada vez mais relevantes após diversos sinistros ocasionados pelo fogo. Diversos avanços tecnológicos e científicos permitiram o aprimoramento de materiais tradicionais, como as chapas de gesso acartonado, através do desenvolvimento de materiais compósitos. Este trabalho investigou o comportamento residual do compósito de gesso com fibras de sisal tratados com produto antichama em situação de incêndio, preparados com uma e duas camadas de fibras no formato de manta e com gesso de fundição. O objetivo principal desta pesquisa foi desenvolver um compósito de gesso com fibras de sisal tratadas com produtos retardantes de fogo para uso em edificações, avaliando a eficiência dos produtos CKC2020 e SHX 9020 aplicados nas fibras de sisal, a influência do teor de fibra e o número de camadas no comportamento frente ao fogo e na aderência dos compósitos, bem como o desempenho térmico quando comparados com as chapas de gesso acartonado existentes no mercado. O programa experimental foi realizado em cinco etapas que permitiram caracterizar as fibras de sisal e realizar o tratamento por hornificação com produtos antichama, analisar o comportamento físico, morfológico e térmico das fibras antes e após hornificação, realizar a caraterização física, química e mineralógica do gesso em pó, desenvolver a pasta de gesso para a conformação das chapas compósitas e avaliar a aderência entre a matriz e o reforço, assim como o comportamento frente ao fogo dos compósitos através do teste de Schylter modificado. Os resultados mostraram que o tratamento por hornificação com 10 ciclos de molhagem e secagem promoveram modificações significativas na microestrutura e na superfície das fibras, reduzindo a absorção d´água e diminuindo a natureza hidrofílica. Entretanto, as amostras tratadas com 10 ciclos de produtos antichamas melhoraram a resposta frente ao fogo e diminuíram a velocidade da queima das fibras. Os resultados também indicaram maior aderência entre a matriz de gesso e o reforço com fibras de sisal tratadas com produto antichama, aumentando a ductilidade quando utilizado o produto CKC2020 e diminuindo a resistência das chapas com o produto SHX9020. O desempenho térmico dos compósitos indicou uma diminuição da aceleração da taxa de liberação de calor das amostras e da altura da área carbonizada pelo fogo. As chapas compósitas, comparadas com as chapas de gesso acartonado ST e RF, não apresentaram a formação de brasas na superfície durante a queima e o tratamento por hornificação das fibras favoreceram a resistência frente ao fogo. As chapas compósitas à base de gesso e fibra de sisal tratadas com produtos antichamas por hornificação contribuiram para melhorar o comportamento frente ao fogo dos compósitos e proporcionam atraso de incineração em situações de incêndio.

Externa à Instituição - GISELE CRISTINA ANTUNES MARTINS
Externa à Instituição - EDNA MOURA PINTO