USO DO RECICLADO DE PAVIMENTO ASFÁLTICO (RPA) PARA CAMADAS GEOTÉCNICAS EM INFRAESTRUTURAS DE AERÓDROMOS
Estabilização granulométrica. Propriedades mecânicas. Pavimentos Sustentáveis. Solo-RPA. Brita-RPA. Módulo de Resiliência.
Este estudo investiga a aplicação do Reciclado de Pavimento Asfáltico (RPA) em camadas geotécnicas de pavimentos aeroportuários (destinados ao tráfego de aeronaves), áreas de segurança e vias de serviço em aeródromos. No Brasil, embora o uso de RPA encontre referência normativa para uso em rodovias, há escassez de referências normativas e técnicas voltadas à pavimentação aeroportuária. A revisão de literatura reuniu informações sobre infraestrutura aeroportuária, técnicas, normas, custos, boas práticas, uso do RPA no Brasil e em outros países e estudos aplicados ao uso do RPA em camadas geotécnicas de pavimentos. O programa experimental foi desenvolvido com solo (SUCS: SP; TRB: A3) e RPA coletados no Aeroporto Internacional de Salvador (SBSV) e brita (DNIT 141/2022 – ES: Faixa C) fornecida pela Novavia Mineração. Foram elaboradas quatro misturas RPA-solo e quatro RPA-brita, com teores de RPA variando entre 20% e 80%. Os materiais puros foram caracterizados, e as misturas submetidas a ensaios de compactação (DNIT 443/2023 – ME) e Índice de Suporte Califórnia (DNIT 172/2016 - ME) nas energias intermediária e modificada. As misturas RPA- brita, também foram submetidas ao ensaio de Módulo de Resiliência (DNIT 134/2018-ME) na energia modificada. Os resultados foram comparados aos requisitos de normativos nacionais e internacionais (ANAC, ICAO, FAA e DNIT). As misturas RPA-solo apresentaram viabilidade técnica para aplicação em áreas de segurança, vias de serviço e a sub-bases de pavimentos flexíveis aeroportuários. As misturas RPA-brita apresentaram desempenho superior, inclusive para uso em camadas de base. Os resultados obtidos evidenciam a viabilidade técnica para aplicação do RPA e contribuem para o avanço técnico-científico e normativo no setor aeroportuário.