Banca de DEFESA: TATIANE VIEIRA DE ASSUNÇÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATIANE VIEIRA DE ASSUNÇÃO
DATA : 11/11/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Faculdade de Educação
TÍTULO:

Concepções docentes sobre a pesquisa
estudantil na educação básica: o contexto das feiras de ciências da Bahia


PALAVRAS-CHAVES:

Pesquisa científica, pesquisa do professor, pesquisa estudantil,
ensino por projetos, feira de ciências, Concepções docentes.


PÁGINAS: 182
RESUMO:

Esse estudo objetiva analisar as concepções sobre pesquisa estudantil dos
docentes que participaram das Feiras de Ciências da Bahia, realizadas entre os
anos de 2011 e 2014. A pesquisa em sala de aula é importante, pois envolve um
movimento de questionamentos, tanto dos educadores, quanto dos educandos, em
todo o processo de construção, desconstrução ou reconstrução do conhecimento.
Neste sentido, educar através da pesquisa é relevante, pois oportuniza que os
sujeitos se tornem capazes de agir de maneira crítica e reflexiva na sociedade na
qual estão imersos. A temática desse trabalho perpassa por discussões históricas,
filosóficas e ideológicas que estão imbricadas nas ideias sobre a pesquisa nas
escolas da educação básica. A análise das concepções docentes sobre pesquisa
estudantil foi concretizada a partir de três estudos, um de cunho teórico e dois de
caráter empírico. Esses estudos encontram-se contemplados no corpo da
dissertação, em três artigos distintos. O primeiro artigo traz reflexões sobre o
caminho da pesquisa na escola de educação básica e as ideias imbricadas nesse
percurso, apresentando contribuições teóricas e filosóficas sobre assuntos
relacionados à temática. No segundo artigo de caráter empírico busca-se apresentar
algumas contribuições epistemológicas sobre a produção do conhecimento,
utilizando as principais ideias de Thomas Khun, Karl Popper, Paul Feyerabend,
Gaston Bachelard e Imre Lakatos, objetivando aproximar essas ideias com as
diferentes formas de produção do conhecimento nas Feiras de Ciências, o que, não
foi possível realizar em razão da prevalência da lógica do fazer científico popperiano.
No terceiro artigo, também de caráter empírico, procuramos analisar as concepções
docentes sobre pesquisa estudantil dos professores participantes das Feiras de
Ciências, tendo como referenciais teórico-epistêmico-metodológicos o modelo KVP,
de Pierre Clément (2004, 2006, 2007), e a análise de conteúdo, de Laurece Bardin
(2011), com o objetivo de assinalar possíveis implicações do estudo realizado para a
prática do professor. A produção dos dados da pesquisa foi realizada por meio de
dois questionários on-line respondidos por 68 professores da educação básica da
rede pública estadual de diversas regiões da Bahia, sendo que as análises
evidenciaram uma predominância da visão internalista entre os docentes
participantes da pesquisa, o que envolve e reportam às questões epistêmicas,
sociais e políticas. Por fim, sugere-se nos dois artigos de cunho empírico, que os
docentes estejam constantemente em uma formação continuada fundamentada no
ensino, na filosofia e na história das ciências.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Interno - 909.409.897-00 - MARCO ANTÔNIO LEANDRO BARZANO - UEFS
Externo à Instituição - ÂNGELA MARIA HARTMANN
Externo à Instituição - MARCEA ANDRADE SALES - UNEB
Notícia cadastrada em: 20/11/2019 14:31
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA