SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO
Crise Ambiental, Agroecologia, Agrofloresta, Didática, Ações socioambientais
O ensino de ciências e biologia, aliado ao estudo e prática dos sistemas agroflorestais, oferece uma oportunidade única para que os alunos não apenas compreendam os conceitos fundamentais da ecologia e da biologia, mas também para que explorem as interações complexas entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. Este estudo teve como objetivo articular os Sistemas Agroflorestais (conceito, objetivos, vantagens, exigências e classificações) à educação em ciências e ambiental e descrever os principais arranjos didáticos pedagógicos para ensino de ciências e biologia a partir do uso de Sistemas Agroflorestais. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura e que inclui fundamentação teórica de artigos, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, entre outros. Optou-se em apresentar os resultados em duas partes: “Conceitos e práticas dos Sistemas Agroflorestais” e “Principais recursos didáticos pedagógicos para o ensino de ciências e biologia sobre Sistemas Agroflorestais”. Este estudo destaca a necessidade de uma abordagem dinâmica, participativa e contextualizada, que estimule a reflexão crítica, o protagonismo dos alunos e a construção de saberes que contribuam para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com o desenvolvimento sustentável do planeta. Além disso, a dissertação destaca que o estudo desses sistemas oferece uma plataforma rica para discutir questões relacionadas à conservação ambiental, uso sustentável dos recursos naturais e resiliência agrícola frente às mudanças climáticas. Dessa forma, ao unir teoria e prática por meio do ensino de sistemas agroflorestais, os educadores têm a oportunidade de promover uma compreensão mais holística e interconectada do mundo natural, preparando os alunos para enfrentar os desafios atuaisl, sociais, ambientais e agrícolas.