“Quem conta um conto aumenta um ponto”: diálogos no ensino de ciências com os saberes tradicionais.
Ensino de ciências; Saberes tradicionais; Contos.
O ensino de ciências necessita de reflexões voltadas para a aproximação entre formas diferentes de conhecimento para promover interações sociais mais justas e que não sejam pautadas na hegemonia de uma forma de saber sobre a outra. Nesse sentido, o trabalho com contos pode ser potencialmente promotor do diálogo intercultural, por abrir possibilidades para que os saberes científicos e tradicionais sejam considerados nos processos de ensino. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, é composta por dois capítulos e possui como objetivo geral: Analisar a construção de contos para a promoção do diálogo intercultural no ensino de ciências em escola do campo que atende alunos de uma comunidade tradicional. O primeiro capítulo apresenta uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de compreender como a área de ensino de ciências tem abordado a produção de contos como estratégia para a valorização e promoção dos saberes tradicionais. A discussão dos artigos mostrou que a utilização de contos no ensino de ciências favorece o trabalho pedagógico e estimula o engajamento, autonomia e argumentação crítica dos estudantes. Já o segundo capítulo trata-se de uma pesquisa empírica desenvolvida em uma escola do campo localizada no município de Coração de Maria/Ba e objetivou relacionar os conhecimentos tradicionais presentes em contos construídos por estudantes agricultores aos conhecimentos científicos. A construção dos contos evidenciou que foi possível reunir informações relevantes acerca dos conhecimentos culturais dos alunos para o planejamento de aulas de ciências pautadas no diálogo intercultural. Reconhecemos limitações da pesquisa e sugerimos a ampliação do estudo para outros contextos educativos, com o desenvolvimento de propostas de formação docente em ciências voltadas ao uso de contos, a criação de materiais didáticos interculturais, bem como a exploração de tecnologias digitais para potencializar o trabalho com narrativas no ensino de ciências.